Garrafa no Mar: webapp ajuda a quitar contas atrasadas de quem precisa

Projeto Garrafa no Mar oferece uma plataforma para ajudar pessoas que estão com as contas de água, gás, luz e telefone em atraso

Bruno Gall De Blasi
Por
Garrafa no Mar é um webapp ajuda a quitar contas atrasadas de quem precisa (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Os impactos causados pela pandemia deixaram muitos brasileiros no vermelho depois que perderam as suas fontes de renda de 2020 para cá. Como resultado de toda essa hecatombe financeira, o país bateu o recorde de endividamento em 2021, o maior índice em onze anos, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E é em momentos como este que o Garrafa no Mar, um webapp que te dá a oportunidade de quitar contas de luz, água, telefone e gás em atraso de pessoas que precisam da sua ajuda, se faz necessário.

  • Como fazer uma vaquinha no Facebook
  • 5 aplicativos que ajudam aumentar seu score de crédito

O webapp é fruto de um projeto criado por Alexandre Caruso. Ao Estadão nesta quarta-feira (19), o carioca que trabalha em uma aceleradora de startups informou que teve a ideia no começo da pandemia, enquanto lia um artigo sobre garrafas jogadas no mar para ver o seu alcance e quem respondeu. O pontapé inicial surgiu neste instante.

“Então tive esse estalo: imagina se as pessoas pudessem colocar suas contas básicas de consumo – porque muitos perderam sua fonte de renda – numa garrafa, e ela aparecesse paga”, disse ao jornal.

O conceito se tornou realidade em forma de um webapp, uma espécie de aplicativo executado pelo navegador. Ao acessar o site do projeto, o usuário só precisa fazer login com sua conta do Google ou via e-mail. Em seguida, é só concluir seu cadastro e informar se deseja ajudar ou receber apoio dos demais participantes da iniciativa, opção que pode ser facilmente alterada nas configurações do webapp.

Webapp Garrafa no Mar oferece apoio a quem precisa quitar boletos vencidos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Webapp Garrafa no Mar oferece apoio a quem precisa quitar boletos vencidos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Garrafa no Mar oferece ajuda para pagar contas

O Garrafa no Mar apresenta opções diferentes para quem está ali para apoiar ou ser ajudado. A exceção fica pela tela inicial, onde há informações sobre a operação, como a quantidade de contas em dois gráficos separados por faixa de valores e por vencimento. Também há uma relação de boletos que já foram quitados.

Para quem deseja ajudar a quitar as contas, o aplicativo possui duas abas além do Início. A primeira, Rede do Bem, mostra os participantes da plataforma. Já a aba Contas exibe os boletos em aberto. Ao escolher um deles, o usuário tem acesso ao código de barras, uma opção para indicar se a numeração está errada, o vencimento, um botão para confirmar o pagamento e uma área de comentários.

A visão é um pouco diferente para quem quer ser ajudado. Em vez de Rede do Bem, o app exibe a aba Meu Perfil, onde é possível ajustá-lo e há a opção “De acordo”, onde o usuário concorda “em fornecer minhas informações para uso exclusivo deste projeto”. A área Minhas Contas serve para incluir boletos de consumo, ou seja, água, gás, luz e telefone, para que outras pessoas te ajudem a quitar a fatura.

Garrafa no Mar tem opção para incluir código de barras para que outra pessoa pague a conta em atraso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Garrafa no Mar tem opção para incluir código de barras para que outra pessoa pague a conta em atraso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Webapp pode ser acessado pelo PC e pelo celular

O webapp pode ser acessado pelo navegador do computador ou celular: projetogarrafanomar.glideapp.io. O Garrafa no Mar ainda possui uma campanha contínua no Apoia.se para manter o projeto de pé: apoia.se. Até a manhã desta quinta-feira (20), a iniciativa arrecadava R$ 975 ao mês e tinha o apoio de 28 pessoas. 

Com informações: Agência Brasil e Estadão

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Temas populares