Como participar do projeto Garrafa no Mar para pagar ou enviar boletos

Está precisando de uma ajuda com suas contas ou quer dar uma força para outras pessoas? Saiba como usar este web app em nosso passo a passo

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Garrafa no Mar é um webapp ajuda a quitar contas atrasadas de quem precisa (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Garrafa no Mar é um webapp ajuda a quitar contas atrasadas de quem precisa (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

De vez em quando, as contas apertam. Em momentos como esse, receber uma ajuda de outras pessoas é de enorme valia. É com esse pensamento que o Garrafa no Mar existe, deixando um indivíduo participar para ajudar ou pedir ajuda na hora de pagar boletos. Conheça os passos para fazer parte do projeto.

É importante ressaltar que há dois tipos de boletos:

  • De cobrança: como mensalidade de uma escola ou parcela de um seguro;
  • De consumo: como conta de água, luz, internet, etc.

Sendo assim, para participar do projeto Garrafa no Mar como alguém que precisa de ajuda, é preciso entender que atualmente apenas as contas de consumo podem ser cadastradas pelo web app.

Tempo necessário: 8 minutos

Este passo a passo é direcionado para quem está precisando de ajuda na hora de pagar contas atrasadas. O projeto permite que a pessoa adicione o boleto e aguarde por um auxílio de terceiros que queiram participar do Garrafa no Mar.

  1. Faça o cadastro

    Abra o aplicativo de web oficial do projeto em qualquer navegador de internet e faça o login ou cadastro. Você tem a opção de ver tudo em tela cheia clicando em seu respectivo botão;

  2. Atualize

    Faça a atualização de seu cadastro clicando nos três traços no canto superior esquerdo e, em seguida, em seu nome;garrafa no mar como participar

  3. Defina o tipo de perfil

    Você precisa escolher se quer ajudar ou se está precisando de ajuda. Para cadastrar boletos, clique no “Estou precisando de ajuda”;garrafa no mar como participar

  4. Adicione a conta de consumo

    Clique no botão de “Minhas contas” no canto inferior direito e, em seguida, no botão “Adicionar conta de consumo” que está no centro da tela;garrafa no mar como participar

  5. Preencha

    Faça todo o preenchimento da respectiva conta. Coloque o número do código de barras, o vencimento, o valor e uma mensagem ao doador que vai te ajudar nesse momento difícil. Confira tudo e clique em “Salvar”; garrafa no mar como participar

  6. Aguarde

    Com tudo feito, só lhe resta aguardar por uma ajuda. É possível verificar seu boleto na parte de “Minhas contas” do aplicativo web. Boa sorte!Ajuda

Como ajudar no projeto Garrafa no Mar

Se você quer dar aquela força para outras pessoas, é só seguir este guia:

  1. Faça login no web app;
  2. Clique nos três traços no canto inferior esquerdo;
  3. Clique em seu nome;
  4. No “Tipo de Perfil”, deixe marcado a opção de “Quero ajudar”;
  5. No menu principal, clique em “Contas” no canto inferior direito;
  6. Copie a linha digitável do boleto e efetue o pagamento da forma de sua preferência;
  7. Clique no botão de “Confirmar Pagamento”.

Além do web app, projeto também tem financiamento coletivo

O Garrafa no Mar foi criado por Alexandre Caruso em junho de 2020. Ele começou com uma planilha do Google Sheet e a divulgou entre seus conhecidos e redes sociais. Porém, hoje em dia, o foco é o aplicativo de web e a campanha de financiamento, pois eles dão maior controle e liberdade para os usuários.

Caruso afirma na página do Apoia.se do projeto que não recebe nenhum “tostão” pelo trabalho. Todo o valor recebido é usado para pagar boletos atrasados de quem mais precisa. A campanha não tem meta definida e nenhum tipo de recompensa.

Acredito que sempre podemos fazer o mínimo para ajudar e, se cada um ajudar um pouco que seja, no fim estaremos ajudando muita gente! Sem falar que, ajustar uma conta atrasada de uma família pode ser transformador e gratificante inclusive para quem ajuda também! Quem já ajudou pode provar isso!

Alexandre Caruso

No momento de publicação deste artigo, há cerca de R$ 3.900 arrecadados mensalmente pela plataforma. Isso sem contar as contas de consumo pagas por quem participa do Garrafa no Mar pelo web app.

Garrafa no mar
Página da campanha do projeto (Imagem: Reprodução / Apoia.se)

O que diz o idealizador sobre o Garrafa no Mar

Em uma entrevista para o Tecnoblog, Alexandre Caruso relatou mais sobre o projeto:

É difícil para as pessoas acreditarem que podem ser ajudadas por alguém que não as conhecem. Até agora, já pagamos mais de R$ 670 mil em contas. O retorno é muito positivo, apesar de ainda precisarmos muito de apoio de mais doadores. E com a “impressão” de que a pandemia está reduzindo, reduz também o apelo, o suporte das pessoas.

Além disso, ele afirma que uma nova versão do app será lançada:

A versão do web app que está online não traz limites de boletos. Mas na próxima versão teremos limites de envios por usuário. Apenas contas de energia precisam ser enviadas para o e-mail do projeto. Isso porque algumas concessionárias emitem o boleto pelo Banco do Brasil, que emite outros tipos de boletos. Sendo assim, precisamos receber o boleto de energia para garantir que é uma conta básica.

Se gostou do projeto, não deixe de conferi-lo na página do financiamento coletivo ou diretamente pelo aplicativo de web!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Garrafa no Mar na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados