Google Chrome 75 é lançado com modo de leitura escondido
Por ser experimental, modo de leitura do Chrome 75 precisa ser ativado com uma configuração
Por ser experimental, modo de leitura do Chrome 75 precisa ser ativado com uma configuração
Apesar de ser o navegador mais popular da atualidade, o Chrome para desktops não tem um modo de leitura nativo, ao contrário do rival Firefox, por exemplo. Mas essa deficiência está finalmente sendo solucionada: o recém-lançado Chrome 75 traz esse recurso. O único problema é que, por ser experimental, ele está escondido.
É possível ativar o modo de leitura com relativa facilidade, porém. Em primeiro lugar, você precisa baixar o Chrome 75, obviamente — se você estiver no Windows, por exemplo, basta ir em Ajuda / Sobre o Google Chrome e aguardar a atualização automática, caso ela ainda não tenha sido realizada.
Em seguida, basta reiniciar o navegador e digitar o comando chrome://flags/#enable-reader-mode na barra de endereço. Em Enable Reader Mode, escolha a opção Enabled e reinicie o Chrome novamente.
Você não vai notar nada de diferente na primeira olhada. Isso porque, como o modo de leitura está em fase experimental, o Google ainda não criou um botão para ele.
Para acessá-lo, você precisa então ir ao menu do Chrome (os três pontinhos na barra superior) e ativar a opção Página de Conversão. Com isso, a página da aba atual vai assumir a aparência abaixo:
Não é um modo completo. A fonte me pareceu muito pequena, por exemplo. Além disso, não é possível configurar cor de fundo, tipo de fonte e outros parâmetros. Outro detalhe que chama atenção é que, se você quiser sair do modo de leitura, terá que clicar no botão Voltar do navegador.
Não deixa de ser um começo, de qualquer forma. Mas, para quem acha que o modo de leitura do Chrome ainda é muito limitado, uma alternativa interessante e bastante funcional é a extensão Mercury Reader. Outra é a Reader View.
Como não poderia deixar de ser, a nova versão também traz ajustes de desempenho e correções de segurança: são 42 delas, duas das quais são consideradas críticas.
Por enquanto, o modo de leitura experimental está disponível apenas para as versões de desktop. Mas o Chrome 75 também tem novidades para usuários de Android: o gerenciador de senhas está mais intuitivo.
Ao acessar uma página com campo de senha, uma barra com ícone de uma chave será exibida logo acima do teclado. Tocando nela, é possível ter acesso rápido às combinações guardadas no navegador. Além disso, ao gerar uma senha nova, o Chrome mostrará um botão sugerindo uma combinação forte.
O Google Chrome 75 já está disponível para Windows, Linux e macOS. Já as versões móveis estão sendo liberadas gradativamente.
Com informações: Bleeping Computer, 9to5Google.