Google Chrome pode sortear você para receber versões estáveis antes de todos

Para reduzir os riscos de atualizações problemáticas, Google Chrome vai liberar novas versões a poucos usuários no canal "early stable"

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Seis em cada dez pessoas no mundo utilizam o Google Chrome, segundo o statcounter. Por isso, é preciso ter cautela ao lançar atualizações a todos, justamente para evitar que qualquer falha impeça o funcionamento adequado do navegador. Para reduzir esse risco, o Google vai liberar a compilação final das novas versões a um pequeno grupo de usuários antes de distribui-las no canal estável.

O novo ciclo, conhecido como “early stable”, partiu de um comunicado no blog do Chrome para desenvolvedores publicado nesta quarta-feira (21).

Segundo a companhia, a mudança permitirá que apenas um grupo seleto de pessoas tenham acesso à versão estável antes de todo mundo. Assim, o Google terá uma semana a mais para avaliar se haverá problemas no update.

“Ao liberar a versão estável para uma pequena porcentagem de usuários antecipadamente, temos a chance de monitorar o lançamento antes que ele seja distribuído para todos os nossos usuários”, explicaram.

“Se algum problema for descoberto, ele pode ser resolvido enquanto o impacto é relativamente pequeno.”

Toda essa seleção acontecerá de maneira aleatória. Portanto, você terá a chance de receber as versões estáveis antes de todo mundo. Mas, se não for o seu caso, é só esperar mais uma semana.

O Google, por outro lado, não informou quantas pessoas serão selecionadas para participar do pré-lançamento.

Mas, a julgar pelo sucesso do browser, a “pequena porcentagem” pode significar muitos.

Mudança vai começar no Google Chrome 110

O ciclo será inaugurado em breve. De acordo com o comunicado, o novo esquema já será empregado no Chrome 110, previsto para fevereiro de 2023.

Confira o cronograma de liberações:

  • Beta: 12 de janeiro de 2023;
  • Early Stable: 1º de fevereiro de 2023;
  • Estável: 7 de fevereiro de 2023.

Tudo isso significa que uma pequena parcela de usuários terão acesso ao Google Chrome 110 em 1º de fevereiro.

Se tudo ocorrer bem, o Google vai liberar a atualização para todos uma semana depois.

Vale lembrar que os canais Beta e Canary continuam disponíveis a todos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados