Google Now chega oficialmente ao Chrome para Windows e OS X
Agora é definitivo: os recursos do Google Now já não se limitam mais aos smartphones e tablets. Nesta segunda-feira, depois de alguns meses de testes, o assistente virtual do Google começou a funcionar de maneira oficial nas versões estáveis e mais recentes do Chrome para Windows e OS X.
Na prática, isso significa que você já pode (ou poderá em breve) visualizar cards sobre trânsito, datas de aniversários, voos, previsão do tempo, agenda e vários outros assuntos diretamente em sua área de trabalho, desde que você faça login no Chrome com a mesma conta com a qual utiliza o Android ou o Google Now para iOS.
Estas informações são integradas à central de notificações do Chrome. Assim, não aparecem diretamente no navegador: sempre que houver cards novos, você saberá deles a partir do ícone em formato de sino que aparece na bandeja do sistema do Windows ou na barra do OS X.
Clicando ali, o cartão surgirá em uma pequena janela. Uma das vantagens deste modo de funcionamento é que o Google Now poderá exibir avisos mesmo quando o Chrome estiver fechado, já que a central de notificações permanece rodando em segundo plano.
A quantidade de cards varia de acordo com o uso que cada usuário faz do Google Now, é claro. E, tal como acontece nos dispositivos móveis, dá para esperar mais funcionalidades disponíveis para quem utiliza o idioma inglês como padrão. Não é por menos: os algoritmos do serviço continuam os mesmos, agora só há mais opções de visualização.
O curioso é que o Google fez a implementação do Now no Chrome de maneira gradativa: cerca de um ano atrás, o navegador recebeu a tal da central de notificações, que desde então não vinha tendo muita utilidade; em meados de janeiro deste ano, o Google Now apareceu na versão Canary (em desenvolvimento) do Chrome 34, chegando à versão beta no mês seguinte, mas com o usuário precisando habilitá-lo em chrome://flags em ambos os casos.
Somente hoje é que a ferramenta foi confirmada como padrão no navegador, não exigindo nenhuma configuração especial por parte do usuário. Por outro lado, o Google ressalta que poderá levar semanas para a novidade estar disponível para todas as contas.
Há mais informações sobre como habilitar ou desabilitar o Now no Chrome nesta página de ajuda.