Por muito tempo, o Google Now Launcher foi uma alternativa mais simples à interface criada por algumas fabricantes. O aplicativo está disponível na Play Store e tem presença nativa nos antigos Nexus e em alguns modelos da Motorola.

No entanto, essa alternativa está próxima de seu fim. De acordo com o Android Central, o app é listado na Play Store como incompatível em vários aparelhos, impedindo a instalação.

Você não deverá perceber nenhuma mudança caso ainda esteja utilizando o Google Now Launcher em seu smartphone ou tablet. Mas, como ele deixou de receber atualizações, é melhor migrar para opções como Nova Launcher, Action Launcher ou Microsoft Launcher.

O encerramento do primeiro launcher público do Google faz parte de um processo anunciado no início de 2017. Na ocasião, a empresa enviou um comunicado para fabricantes parceiras com a decisão de descontinuá-lo. Ele foi removido do pacote opcional do Google Mobile Services, mas segue na Play Store até hoje.

Com o fim do aplicativo, o Google deverá se concentrar apenas no Pixel Launcher. Oficialmente, a solução está disponível somente para smartphones Pixel, mas é possível instalá-la manualmente. Claro, você também pode optar por um dos vários launchers disponíveis na Play Store.

Com informações: Android Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados