Google Pay prepara cartão físico para rivalizar com Apple Card
Cartão será apenas de débito e todo o controle de gastos é feito a partir de app específico, que certamente é o Google Pay
Cartão será apenas de débito e todo o controle de gastos é feito a partir de app específico, que certamente é o Google Pay
Rumores e imagens vazadas garantem que o Google quer seguir os passos do Apple Card e também vai criar um cartão físico para compras, junto de um virtual. O que vai diferenciar ambas as propostas é que o lado do gigante das buscas será apenas um cartão de débito.
O uso do cartão de débito, junto de seu controle, será muito semelhante ao que a Apple já faz com o Apple Card. Todas as transações são acompanhadas por um aplicativo, que muito provavelmente é o próprio Google Pay e que exibe o valor da compra, nome da loja onde o usuário passou o cartão, com o endereço, mapa de sua localização e opções de contato com o varejista.
Diferente do Apple Card, que é emitido apenas pelo Goldman Sachs, o Google estaria trabalhando com diversas instituições financeiras, como é o caso do Citibank. O cartão que aparece na imagem vazada tem um chip para compras, o nome do proprietário e também do banco emissor. Assim como os cartões mais recentes, o do Google, que ainda não tem nome oficial, estará equipado com pagamento por aproximação.
Caso o usuário necessite, o cartão físico pode ser bloqueado e compras podem ser contestadas. Se isso acontecer, um novo cartão é emitido, mas a versão virtual continua funcionando dentro do app, já que ele tem um número diferente. A versão virtual pode continuar sendo utilizada para compras online e em máquinas que aceitam pagamento por aproximação.
Se do lado do usuário a ideia de um cartão controlado pelo Google pode parecer promissora, do lado do gigante das buscas é uma oportunidade única de conseguir mais informações sobre quem utiliza seus serviços. Além de saber onde a pessoa anda pela localização do aparelho, saber onde trabalha, onde mora, que mensagens recebe por e-mail ou SMS, também saberá onde compra quando não utiliza o Google Pay por aproximação, que já funciona até mesmo no Brasil.
Ainda não existem informações se o cartão vinculado ao Google Pay será lançado para os usuários, se ele terá custos e nem mesmo as vantagens oferecidas. Comparando novamente com o Apple Card, não existem custos para utilizar o cartão e a empresa da maçã oferece cashback de 1% em todas as compras, 2% se o Apple Pay é utilizado e 3% em todas as compras da App Store e Apple Store.
Com informações: TechCrunch.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}