Nubank no Google Pay é liberado para clientes pagarem com o celular
Google Pay aceita cartão de débito ou crédito do Nubank; pagamento por aproximação funciona em celulares Android com NFC
Google Pay aceita cartão de débito ou crédito do Nubank; pagamento por aproximação funciona em celulares Android com NFC
Se você é cliente do Nubank e tem um celular Android, boa notícia: a fintech está finalmente dando a opção de adicionar o cartão físico ou virtual ao Google Pay. Dessa forma, é possível fazer pagamento por aproximação em estabelecimentos físicos usando um smartphone com NFC em maquininhas compatíveis. Isso funciona tanto no crédito como no débito; veja como ativar.
“Com o Google Pay, clientes do Nubank com celulares Android poderão utilizar o próprio celular para compras na função débito ou crédito em qualquer estabelecimento que aceite pagamentos por aproximação, além de em sites e aplicativos”, explica a empresa em seu blog oficial.
A integração do Nubank com o Google Pay está sendo oferecida aos poucos a partir de hoje, 23 de fevereiro, então pode levar algum tempo até chegar ao seu celular. Lembre-se de que seu aparelho precisa ter NFC para pagar com Google Pay em estabelecimentos físicos.
Você saberá que o Google Pay está liberado para você quando aparecer um novo painel dentro do app do Nubank mencionando a carteira digital. Então, para ativar a funcionalidade, basta seguir os passos abaixo.
Quer adicionar seu cartão de crédito ou débito do Nubank ao Google Pay? Faça o seguinte:
No início de fevereiro, clientes descobriram que o Nubank estava testando suporte ao Google Pay: a carteira digital exibia os termos do emissor e quase cadastrava o cartão, mas dava erro.
Em resposta ao Tecnoblog, a fintech disse o seguinte: “a integração realizada recentemente permite que pagamentos pelo Google Pay sejam oferecidos no futuro, mas não significa que haja qualquer previsão de lançamento no momento”. Só que, menos de três semanas depois, o recurso foi lançado.
É possível que a história se repita com o Apple Pay. No final do ano passado, o Nubank deu a entender que iria adicionar suporte à carteira digital dos iPhones ao longo de 2021. Então, a empresa pareceu voltar atrás, alegando que “não há previsão de lançamento da integração com Apple Pay”.
Dado que o suporte ao Google Pay foi lançado, o Apple Pay e até o Samsung Pay podem ser questão de tempo. É que essas carteiras digitais exigem uma tecnologia chamada tokenização, para que o celular não envie o número do cartão à maquininha: em vez disso, ela transfere um token que precisa ser verificado para liberar ou barrar a transação.
“Quando o cliente compartilha os dados de pagamento com as lojas, o aplicativo não repassa as informações oficiais do cartão”, explica o Nubank. “Ou seja, os dados ficam seguros e não são compartilhados com terceiros.”
A diferença entre as carteiras digitais é que a Apple estaria cobrando 0,15% das instituições financeiras por cada transação, enquanto o Google e a Samsung não teriam uma taxa desse tipo. Para os consumidores, não existe cobrança adicional.
Leia | Como funciona a Carteira do Google? Saiba usar o celular para pagar por aproximação