Nubank transforma iPhone em maquininha de cartão para clientes PJ

Nubank promete taxas mais baixas que empresas tradicionais de maquininhas. Solução de pagamentos está disponível para Android desde 2022.

Giovanni Santa Rosa
Por
Imagem de pessoa aproximando cartão do Nubank de iPhone que está fazendo uma cobrança
Tap to Pay aceita cartões e carteiras digitais (Imagem: Divulgação/Nubank)

Clientes PJ do Nubank poderão aceitar pagamentos por aproximação com o iPhone. A solução usa a tecnologia Tap to Pay da Apple, que permite que o celular funcione como uma maquininha de cartão, graças ao NFC do aparelho.

O Tap to Pay também aceita outras formas de pagamento por aproximação, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, seja em celulares ou smartwatches.

Cartão do Nubank
Nubank é a segunda empresa brasileira a usar Tap to Pay do iPhone (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Quais as taxas do Nubank com Tap to Pay?

Além da comodidade de não precisar de uma maquininha, o Nubank também promete taxas até 30% menores e transferência para a conta PJ em um dia. No site da solução, constam as taxas:

  • Débito: 0,89%
  • Crédito à vista: 3,15%
  • Crédito parcelado em até 12 vezes: 12,40%
  • Pix: 0%

A empresa também destaca que, ao usar o Tap to Pay, o cliente não tem custos de adesão, aluguel e manutenção — taxas cobradas por algumas maquininhas tradicionais.

Apple lançou Tap to Pay no Brasil em 2023

O Tap to Pay no iPhone chegou ao Brasil em setembro de 2023, quase um ano depois do lançamento nos EUA. Ele funciona no iPhone XS ou modelos mais recentes.

Por aqui, a primeira empresa a usar os smartphones da Apple como maquininhas para pagamentos por aproximação foi a InfinitePay, mas o Nubank já constava como uma das companhias que deveriam aderir à solução “em breve”. Além das duas, Stone, SumUp e Granito estão preparando seus produtos.

Pessoa aproxima smartphone de outro smartphone numa floricultura
Tap to Pay requer por NFC (Imagem: Divulgação/Apple)

Isso tudo, porém, só é novidade na Apple — como o ecossistema da marca da maçã é mais fechado, os desenvolvedores tiveram que esperar a empresa liberar este tipo de uso.

No Android, serviços do tipo existem há mais tempo. O próprio Nubank permite, desde 2022, que clientes PJ recebam pagamentos por aproximação usando smartphone. A função foi lançada como NuTap e hoje também se chama Tap to Pay. PagSeguro, Cielo, Mercado Pago e Stone também oferecem essa possibilidade.

Algumas empresas estão indo além. A Visa e a Ingresse, por exemplo, apresentaram uma solução para o próprio cliente usar seu smartphone como maquininha ao fechar um pedido no aplicativo da loja. Ela está disponível para Android, mas deve chegar ao iOS em breve.

Com informações: Nubank

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados