Google quer acelerar instalação em massa de apps no Android
Migrar para um novo celular com Android pode ficar mais fácil com o recurso do Google para priorizar apps importantes
Migrar para um novo celular com Android pode ficar mais fácil com o recurso do Google para priorizar apps importantes
Trocar de celular e migrar todos os aplicativos de um Android antigo para o novo pode ser extremamente trabalhoso – mas não por muito tempo, se depender da vontade do Google. A empresa estaria trabalhando para acelerar a instalação em massa de apps por meio do recurso “Dicas de Instalação”.
A informação foi encontrada pelo desenvolvedor luca020400 e divulgada pelo XDA Developers nesta quarta-feira (25). De acordo com a descoberta, a função poderá permitir que lojas de aplicativos, como a Google Play Store, decidam qual filtro de compilador para dex2oat usar ao instalar apps em massa – como acontece durante a configuração de um novo aparelho ou após uma restauração.
O que se sabe até o momento é que o recurso deve utilizar quatro filtros diferentes para identificar o tipo de instalação: “Default” (padrão), “Fast” (rápido), “Bulk_Critical” (em massa, crítico) ou “Bulk_Non_Critical” (em massa, não crítico).
Desse modo, em um cenário de restauração, por exemplo, a loja poderia emitir a sinalização “Bulk_Critical” para que aplicativos mais importantes sejam instalados rapidamente. Em compensação, a primeira execução poderia sofrer com falta de otimização – algo que poderia ser realizado posteriormente, quando o app em questão fosse atualizado de forma individual.
A expectativa é de que a Play Store possa definir automaticamente quais aplicativos são mais importantes para você de acordo com o histórico de instalação e uso dos softwares associados à sua conta Google.
A loja também poderia prever alguns apps necessários, como os relacionados à fabricante do seu novo smartphone, e priorizá-los na hora da restauração ou instalação em massa.
Ainda não há confirmação de quando o novo recurso chegará ao Android, ou se novos ajustes ainda serão implementados ao código. É possível que vejamos algo relacionado a essa novidade com a chegada da próxima grande atualização do sistema, o Android 12.
Com informações: XDA Developers