Google Stadia permite jogar via 4G e 5G no Android
Rodar o Stadia em 4G ou 5G faz o streaming consumir quase a metade da menor resolução que a plataforma utiliza no Wi-Fi, que é 720p
Rodar o Stadia em 4G ou 5G faz o streaming consumir quase a metade da menor resolução que a plataforma utiliza no Wi-Fi, que é 720p
O Google anunciou que a partir desta terça-feira (28) usuários do Stadia poderão jogar sem o uso do Wi-Fi, conectando os dispositivos com ajuda de redes 4G e 5G. Ainda em fase experimental, o recurso depende de liberação e que muda entre cada jogador.
Vamos supor que você está jogando algo no Stadia e o Wi-Fi caiu, ou então acabou a energia, mas seu smartphone continua com carga na bateria. Se você tem um Android, poderá continuar jogando com o uso da rede de dados da operadora neste momento.
Jogar com este tipo de conexão consumirá até 2,7 GB por hora, valor abaixo de 4,5 GB por hora que o Stadia utiliza na menor resolução listada pelo próprio Google, que é 720p – 1080p consome 12,6 GB por hora e 4K vai até 20 GB por hora. Isso pode indicar uma compressão extra ou então resolução específica para redes móveis, que pode ser em 480p (640 x 480 pixels) ou pouco acima disso, junto de queda na taxa de quadros por segundo.
No aplicativo do Stadia a conexão com redes 4G ou 5G é chamada de experimental e é oferecida para alguns jogadores, sem muito critério para quem vai e quem não pode. Se uma conexão Wi-Fi for detectada e o aparelho voltar a utilizar este tipo de rede, o jogo será interrompido automaticamente e o jogador precisará iniciar uma sessão mais uma vez.
Ainda não está claro se esta forma de jogar será levada para todos, mas eu ainda acredito que o problema nem é a velocidade da conexão. O Stadia precisa de ao menos 10 MB/s no Wi-Fi, mas pode sofrer pela latência que tende a ser alta no 4G e no limite de consumo de dados do plano contratado. Aqui, em São Paulo, eu consigo ping de 19ms e isso é bastante para um jogo.
Com informações: Google e 9to5Google.