HBO e HBO Max ganham 3 milhões de assinantes (e divisão de conta não é um problema)

Na contramão da Netflix, HBO Max ganhou inscritos; executivo cita que serviço de streaming foi pensado para “evitar abusos”

Pedro Knoth
Por
Saiba baixar filmes no app HBO Max (Imagem: Reprodução/HBO Max)
Saiba baixar filmes no app HBO Max (Imagem: Reprodução/HBO Max)

Com o fechamento do 1º trimestre fiscal de 2022, a AT&T, controladora da WarnerMedia, celebrou os resultados da HBO e da HBO Max, que ganharam 3 milhões de assinantes ao longo dos primeiros meses do ano. Por enquanto, o compartilhamento de senha não é um problema para o serviço de streaming. Na contramão, a Netflix culpou usuários que dividem o login pela primeira queda de assinantes em 10 anos.

É assinante da HBO Max e divide sua conta com outras pessoas? Saiba que você não é uma pedra no sapato da empresa — pelo menos por enquanto.

O CEO da AT&T, John Stankey, afirmou que resolver a questão de compartilhamento de senhas será decisivo para o crescimento sustentável de streamings no futuro. O executivo citou em reunião com acionistas após o resultado financeiro da companhia que ele e sua equipe pensavam no problema antes mesmo de lançar a HBO Max.

O comentário foi feito após a Netflix informar a seus próprios acionistas que cerca de 100 milhões de usuários acessam seu serviço através da senha de outra pessoa. A empresa culpou essa parcela de “intrusos” pela perda de 200 mil assinantes no 1º trimestre, e prevê que não conseguirá estancar a sangria até os próximos 3 meses — 2 milhões de clientes podem abandonar a plataforma, na pior das estimativas.

“Nós estávamos pensativos sobre como iríamos construir o produto para dar flexibilidade ao assinante, mas não queríamos que ele abusasse do sistema”, disse o CEO da AT&T. Na visão de Stankey, os recursos da HBO Max foram “feitos para reforçar como o usuário pode ou não pode usar o serviço”.

Com prejuízo, HBO Max se despede da AT&T

Em relação ao 1º trimestre de 2021, o serviço de streaming da WarnerMedia ganhou 12,8 milhões de assinantes no mundo inteiro. Com crescimento anual consolidado, a HBO Max e o canal HBO já apresentam 76,8 milhões de usuários globalmente — pouco mais de 46 milhões são dos Estados Unidos.

Apesar do bom resultado, o lucro operacional da WarnerMedia diminuiu 32,7% devido a investimentos na HBO Max. A plataforma levou a empresa a mais um trimestre de prejuízos. Contudo, esse será o último: o serviço fará parte da Warner Bros. Discovery, companhia criada para abrigar a fusão entre a empresa da AT&T e o Discovery.

Com a venda da WarnerMedia, o conglomerado deve investir ainda mais em seu negócio principal: telecomunicações. A conexão 5G e banda-larga em fibra óptica devem se tornar o foco da AT&T para 2022, à medida que a companhia entra em uma “nova era”, como anunciou Stankey.

Com informações: Variety, Engadget e Deadline

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados