Huawei adia lançamento do celular dobrável Mate X mais uma vez

Huawei Mate X deve chegar ao mercado ainda em 2019; Samsung lançará celular dobrável Galaxy Fold em setembro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Mate X

O Huawei Mate X estava previsto para junho, foi adiado para setembro porque precisava de melhorias na qualidade da tela, e agora será adiado de novo, desta vez sem um motivo específico. A empresa diz, no entanto, que o celular dobrável chegará ao mercado ainda em 2019. Enquanto isso, o Samsung Galaxy Fold será vendido a partir do mês que vem.

O lançamento do Huawei Mate X deve ocorrer em novembro, diz a fabricante ao TechRadar; a ideia é aproveitar o período de compras que antecede o Ano Novo Chinês no início de 2020. “Não há mais a possibilidade de um lançamento em setembro, o que deixa a porta aberta para que o Samsung Galaxy Fold seja o primeiro dobrável no mercado.”

Além disso, o TechRadar confirmou que o celular dobrável passou por algumas mudanças no design, incluindo refinamentos na dobradiça chamada Falcon Wing e ajustes no botão que solta a parte dobrável do Mate X.

Segundo fotos publicadas recentemente na rede social Weibo, o aparelho também ganhou um sensor adicional com tecnologia ToF (time of flight) para medir a distância de objetos; agora a câmera é quádrupla.

Huawei Mate X

A Huawei compartilhou algumas ideias que teve para o Mate X. Os engenheiros tentaram usar alumínio na traseira, em vez de aço, para reduzir o peso do aparelho — porém o metal não era resistente o bastante. Eles também querem usar vidro para que o dispositivo tenha touchscreens em ambos os lados.

Celulares dobráveis demoram para chegar ao mercado

2019 prometia ser o ano dos celulares dobráveis, mas tudo começou a dar errado quando o Samsung Galaxy Fold sofreu problemas na tela com um dia de uso. A empresa precisou tornar o aparelho mais resistente, e homologá-lo novamente nas agências reguladoras; seu lançamento está marcado para setembro.

A Motorola vem trabalhando em smartphones dobráveis, e rumores diziam que ela iria lançar um dispositivo com a marca Razr em fevereiro — o que não aconteceu. A Xiaomi, por sua vez, exibiu um protótipo de celular duplamente dobrável que ainda não tem previsão de chegar ao mercado.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados