Huawei está desenvolvendo alternativa ao Google Maps para 150 países

Sistema deve ser apresentado ao mundo ainda em outubro de 2019

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

A Huawei afirmou que já está desenvolvendo seu próprio sistema de mapas e o nome do serviço é Map Kit. O objetivo deste concorrente do Google Maps não é de funcionar como um aplicativo que o usuário final poderá utilizar livremente, mas sim para entregar aos desenvolvedores uma alternativa para dados de mapeamento para seus apps.

Outro objetivo do serviço é de possibilitar uma alternativa para mapeamento em smartphones da Huawei e que são vendidos para fora da China, como resposta para um provável novo bloqueio da empresa a partir da guerra comercial entre o governo de Donald Trump e o lado chinês da balança.

O Map Kit cobrirá os detalhes de 150 países e estará disponível em 40 idiomas diferentes, ele também será alimentado com informações sobre trânsito local em tempo real, além de ser capaz de saber se um veículo mudou de faixa em uma estrada. Duas grandes empresas já firmaram acordo com a Huawei para estarem dentro da ferramenta: Booking.com e o provedor Yandex, da Rússia.

Trocando em miúdos: se o Google Maps não puder ser utilizado nos smartphones da Huawei como base para apps que precisam de detalhes sobre a localização do usuário, como fazer um check-in no Swarm ou informações de um hotel nas redondezas no Booking.com, estes dados serão providos pelo Map Kit.

Recentemente a Huawei mostrou ao mundo o HarmonyOS, um sistema operacional que também pode ser utilizado como alternativa ao Android em caso de novo bloqueio de Trump contra a marca chinesa, impossibilitando o uso de empresas americanas em aparelhos da empresa que são vendidos em outros países.

A Huawei deve apresentar o Map Kit ao mundo em outubro deste ano.

Com informações: The Next Web e China Daily.

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados