Huawei anuncia Android Q para oito celulares, incluindo o P30 Pro
Huawei é 1ª fabricante a confirmar celulares com atualização para Android Q; primeira leva inclui P30 Pro, que será lançado no Brasil
Huawei é 1ª fabricante a confirmar celulares com atualização para Android Q; primeira leva inclui P30 Pro, que será lançado no Brasil
A Huawei é a primeira fabricante a confirmar quais celulares receberão o Android Q: a primeira leva de atualizações vai contemplar oito smartphones, incluindo o P30 Pro que será lançado no Brasil. O Google pretende liberar a versão final do sistema no terceiro trimestre, mas já é possível testar o beta em uma série de dispositivos — um deles é da própria Huawei.
A lista foi divulgada através do perfil oficial da EMUI na rede social Weibo. Os primeiros celulares da Huawei a receberem o Android Q são:
Inclusive, o Huawei Mate 20 Pro é um dos 23 celulares compatíveis com o programa Android Q Beta, assim como o Asus Zenfone 5Z, Xiaomi Mi 9, OnePlus 6T, LG G8 ThinQ e outros. Claro, toda a linha Pixel também pode instalar essa prévia.
O Android Q traz um tema escuro para todo o sistema; ganha um “Modo foco” no Bem-estar Digital para bloquear apps que distraem o usuário; permite informar a localização apenas quando o app estiver aberto; e oferece novos gestos de navegação, incluindo deslizar a partir das laterais para substituir o botão Voltar.
A versão estável do Android Q está prevista para o terceiro trimestre; antes disso, o Google vai liberar mais três betas (além do que foi lançado esta semana). Por isso, a atualização da Huawei deve demorar um pouco.
O Huawei P30 Lite, que também será lançado no Brasil, não aparece na lista acima. No entanto, ele tem chance de ser atualizado: afinal, esta será apenas a primeira leva — mais dispositivos serão contemplados.
O P30 Pro e P30 Lite serão vendidos no Brasil a partir de 17 de maio em lojas físicas, no varejo online e através da operadora Vivo. Eles têm preços sugeridos de R$ 5.499 e R$ 2.499, respectivamente. A Huawei planeja fabricar celulares no Brasil a partir do segundo semestre, em vez de importá-los da China.
Com informações: XDA Developers.