Huawei Mate X é um celular dobrável mais fino e com tela maior que Galaxy Fold
Custando muito caro, Mate X tem tela de 8 polegadas quando aberto e já suporta conexões 5G
Custando muito caro, Mate X tem tela de 8 polegadas quando aberto e já suporta conexões 5G
Depois da Samsung, a Huawei apresentou neste domingo (24) seu primeiro celular dobrável: o Mate X. Ele possui uma única tela OLED de 8 polegadas e se transforma em um smartphone com display de 6,6 polegadas praticamente sem bordas quando dobrado, além de trazer carregamento ultrarrápido, conexão 5G e um preço bem alto de 2.299 euros.
A Huawei aproveitou seu evento para mandar indiretas para o rival coreano: o Mate X tem 11 mm de espessura quando fechado, contra 17 mm do “outro celular dobrável”. No modo tablet, o aparelho fica com apenas 5,4 mm de espessura, menos que os 5,9 mm do iPad Pro e os 6,9 mm do “outro celular dobrável”, que não sabemos que é o Galaxy Fold.
Isso porque a Huawei seguiu um caminho diferente: em vez de colocar uma tela interna para o tablet e uma externa para o smartphone, há um único painel OLED de 8 polegadas no Mate X com resolução de 2480×2200 pixels (proporção 8:7,1). Ele se dobra em um design batizado de Falcon Wing, que possui uma barra saliente (com 11 mm de espessura) para abrigar as câmeras e servir como apoio para segurar o aparelho.
Quando dobrado, o Mate X vira uma espécie de celular com tela dupla. Na frente, você fica com 6,6 polegadas (2480×1148 pixels) e quase nenhuma borda — bem diferente do Galaxy Fold, que traz um painel de 4,6 polegadas com moldura gigante. Na traseira, há o segundo visor, com 6,38 polegadas (2480×892 pixels) e uma barra lateral com a porta USB-C, o leitor de impressões digitais no botão liga/desliga e as três câmeras.
O conjunto de câmeras é formado por um sensor principal de 40 megapixels, outro de 16 megapixels com lente grande angular e outro de 8 megapixels com lente telefoto, para dar zoom óptico. Detalhes como a abertura das lentes, que estampam a marca da Leica, ainda não foram divulgadas. Não há o conceito de “câmera frontal” aqui: no modo dobrado, você pode utilizar a segunda tela para enquadrar sua selfie.
A tecnologia de carregamento rápido SuperCharge tem potência de 55 watts — a maior que já vimos em um smartphone até agora. Na tomada, a bateria de 4.500 mAh do Mate X vai de zero a 85% em 30 minutos. Segundo a fabricante chinesa, ele é 600% mais rápido que o iPhone XS Max: 10 minutos de carga trazem 1.485 mAh de bateria para o Mate X e apenas 190 mAh para o celular da Apple.
https://www.youtube.com/watch?v=1_c2KGtZP64
Por dentro, o Mate X é equipado com processador Kirin 980, 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão por meio de um cartão de memória proprietário, o NM, que tem o mesmo tamanho de um Nano-SIM. Há duas entradas para chips de operadoras, sendo que o principal suporta conexões 5G com o modem Balong 5000, da própria Huawei.
O Mate X será lançado ainda este ano, com preço sugerido de 2.299 euros, ou aproximadamente R$ 9.750 em conversão direta, sem considerar nenhum imposto.