Esta é a interface do iOS 7
Tim Cook mostra primeira grande mudança desde a primeira versão do iOS
Adivinhem? Isso mesmo: a Apple anunciou o iOS 7 com interface totalmente nova, agora sob as mãos de Jony Ive. Esta é a primeira grande mudança no visual do sistema desde o primeiro iPhone, lançado em 2007. Como esperado, os vários reflexos e texturas foram removidos para dar lugar a algo mais simples e plano.
Praticamente toda a interface do iOS mudou. A tela de bloqueio foi redesenhada, e não há mais uma seta para a direita como nas versões anteriores. O Calendário ganhou interface mais clean, sem couro ou qualquer tipo de textura. Os balões de mensagens estão planos, sem efeitos 3D nas bordas.
A central de notificações ficou mais completa e poderá ser acessada a partir da tela de bloqueio. Ela permitirá que você escolha quantas notificações quer ver ao mesmo tempo e traz três divisões, baseadas em dia, todas e perdidas.
O iOS 7 traz a Central de Controle, painel de rápido acesso que traz diversas configurações a um deslizar de dedos: dá para abrir aplicativos, alterar o brilho e controlar o player de música. Será possível ativar ou desativar com um toque o Wi-Fi, Bluetooth, modo avião, Não Perturbe e rotação da tela.
As novidades não ficam apenas por conta do visual. A Apple mexeu em partes importantes do sistema, como o multitarefa: o iOS 7 permitirá que qualquer aplicativo rode em plano de fundo, e a promessa é que isso não afete a duração da bateria. A tela para alternar entre os aplicativos exibe grandes miniaturas.
O sistema tem a capacidade de aprender com os seus hábitos de uso e executar aplicativos automaticamente. Isso significa que, quando você abrir o Twitter, por exemplo, ele estará com a timeline atualizada.
Outras mudanças estão na câmera, que ganhou filtros, e no aplicativo de fotos, que organiza as imagens por data e localização. Será possível compartilhar arquivos facilmente com o AirDrop, disponível para iPhone 5, iPad 4, iPad Mini e iPod Touch de quinta geração. O assistente de voz Siri agora também possui voz masculina e pode alterar configurações do sistema, como o brilho da tela.
A nova versão do iOS estará disponível para download no último trimestre do ano. Ele poderá ser instalado no iPhone 4 e posteriores, iPod Touch de quinta geração, iPad Mini e iPad de segunda geração e posteriores. Uma versão beta para iPhone estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores, enquanto o iPad receberá a novidade nas próximas semanas.