Demorou, mas a Kaspersky lançou uma versão gratuita de seu antivírus para Windows. O Kaspersky Free não possui recursos como controle parental e VPN ilimitado, mas tem a mesma capacidade de detecção de malwares das versões pagas.

A versão gratuita do Kaspersky estava sendo testada há mais de um ano em alguns países nórdicos, além da China e Rússia; ele verificava sua localização e bloqueava a utilização se você não estivesse em uma dessas regiões. Agora, o Kaspersky Free está disponível no mundo todo — haverá uma versão em português em setembro, mas você já pode instalá-lo no Brasil.

A empresa diz que o Kaspersky Free não concorrerá com as versões pagas, como o Internet Security, que custa R$ 69,90 por ano, porque elas trazem funcionalidades adicionais, como proteção contra espionagem, bloqueio de sites impróprios e segurança extra no internet banking, “que justificam facilmente o custo de uma proteção premium”.

Além disso, como a Kaspersky utiliza aprendizagem de máquina para descobrir ameaças e melhorar seu motor de detecção, os novos usuários que a empresa atrairá com a versão gratuita ajudarão a aprimorar o antivírus para todos, inclusive os pagantes.

Você pode baixar o Kaspersky Free nesta página. Veja também qual é o melhor antivírus para Windows.

A propósito, deixo a pergunta em aberto nos comentários, como fiz no Twitter: você usa um antivírus de terceiro no seu Windows, mesmo com a proteção nativa da Microsoft?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados