De vez em quando uma campanha de crowdfunding para criar um produto de hardware fracassa. Isso não se restringe a aventureiros, como novatos querendo vender smartphones com Windows no Brasil, mas também a empresas conhecidas: o Matchstick era uma alternativa certificada pela Mozilla para o Chromecast, e nunca foi lançado. Por isso, o Kickstarter fechou parcerias para ajudar nos projetos.
O Kickstarter Hardware Studio é uma parceria da plataforma de crowdfunding com a Avnet, distribuidora americana de componentes eletrônicos, e a consultoria Dragon Innovation, que já foi responsável por intermediar as relações entre a finada empresa de smartwatches Pebble e os fornecedores chineses; bem como fornecer suporte na fabricação das impressoras 3D da MakerBot.
O primeiro resultado dessa parceria é o Hardware Studio Toolkit, que consiste em aulas, ferramentas e dicas sobre prototipagem, engenharia, manufatura, gerenciamento de cadeia de suprimentos, estoque, custo de projeto e cronograma de produção. O conteúdo será gratuito para os criadores do Kickstarter, e a previsão é que o Hardware Studio Toolkit seja liberado em setembro.
Além disso, o Hardware Studio Connection vai permitir que os criadores do Kickstarter tenham contato direto com a Dragon Innovation e a Avnet. Eles terão descontos em consultorias e componentes de hardware, além de auxílios durante o ciclo de vida do produto, e poderão ter seus projetos destacados no site de crowdfunding.
De acordo com um estudo independente divulgado pelo próprio Kickstarter, 9% dos projetos não entregam os produtos que prometeram — não é um problema generalizado, mas é um número significativo. Veremos como o Hardware Studio pode ajudar a reduzir essa taxa. Todos os detalhes estão nesta página.