LineageOS 16 leva Android 9 Pie para Galaxy S5, Moto Z e mais celulares
LineageOS 16 traz Android Pie para 30 dispositivos como Xiaomi Pocophone F1, Huawei P20 Pro e Google Nexus 6
LineageOS 16 traz Android Pie para 30 dispositivos como Xiaomi Pocophone F1, Huawei P20 Pro e Google Nexus 6
O LineageOS é um projeto de código aberto que leva as versões mais recentes do Android para celulares e tablets. A mais nova atualização é baseada no Android 9 Pie e pode ser instalada em cerca de 30 dispositivos, incluindo alguns de 2014 como o OnePlus One, Samsung Galaxy S5 e Google Nexus 6.
Os primeiros dispositivos a receberem o LineageOS 16.0 estão listados no final do post. Além de modelos antigos, há celulares como o Moto Z de primeira geração, que não recebe mais atualizações da Motorola; e aparelhos com personalização mais pesada do Android, como o Xiaomi Pocophone F1 e o Huawei P20 Pro.
Você também encontra aparelhos que receberam (ou vão receber) o Android 9 Pie oficialmente, incluindo o OnePlus 5T, Sony Xperia XA2 e Moto X4. Se você está encontrou algum bug nessas atualizações, ou se quer suporte por mais tempo, o LineageOS pode ser uma opção interessante.
Para baixar o LineageOS, visite download.lineageos.org e encontre seu dispositivo na barra lateral. Faça o download da versão mais recente e clique em “Installation instructions” para saber como instalar — é por sua conta e risco. Normalmente, isso envolve desbloquear o bootloader, instalar o Android Debug Bridge (ADB) em seu computador, e baixar os apps do Google separadamente.
O LineageOS 16 traz as novidades do Android 9 Pie, o patch de segurança do Google para fevereiro, além de algumas mudanças adicionais. Por exemplo, ele é compatível com o futuro modo escuro do Android, ativando-o automaticamente em apps compatíveis. O sistema também consegue impedir que alguém conecte um dispositivo USB no seu celular bloqueado, evitando roubo de informações.
Vale notar que a lista de aparelhos compatíveis vai crescer com o tempo: “dispositivos adicionais começarão a receber builds à medida que estiverem prontos, e depois de fazermos pequenas alterações nos nossos scripts de builds para lidar melhor com os recursos específicos — e as complicações resultantes — dos dispositivos mais modernos”, diz a equipe do LineageOS.
O projeto LineageOS começou em 2016 como um fork do CyanogenMod, depois que a empresa Cyanogen decidiu interromper seu desenvolvimento.
Com informações: Liliputing.