LS-Nonce? Facebook tem bug em código de autenticação e inviabiliza login
Usuários afirmam que recebem código “LS-Nonce” em vez de sequência de seis dígitos para autenticação em duas etapas, e não conseguem logar em suas contas
Usuários afirmam que recebem código “LS-Nonce” em vez de sequência de seis dígitos para autenticação em duas etapas, e não conseguem logar em suas contas
Se você é usuário do Facebook e não consegue fazer o login na sua conta por problemas com o código de autenticação, você não está sozinho. Diversas pessoas estão reportando o mesmo erro, no Brasil e em mais países. Segundo os relatos, o Facebook envia o código “LS-Nonce” em vez dos seis dígitos requeridos para a validação de entrada na rede social.
As reclamações são bem parecidas, e a frequência delas aumentou nas últimas horas. No Twitter, usuários dizem que já tentaram repetir a recuperação de acesso diversas vezes, sem sucesso.
O leitor Matheus Gomes nos avisou sobre o problema na manhã desta terça-feira (29). Ele contou que perdeu uma manhã inteira de trabalho por não receber o código de autenticação em dois fatores. Além de Matheus, mais usuários brasileiros enfrentam o problema.
No exterior, há pessoas passando pela mesma dificuldade:
“Nonce” é um token criptográfico — um código arbitrário para uso único, que pode ser composto por números ou letras. Apesar de o conceito estar ligado à identidade e segurança de contas, esse termo não deveria ser a sequência enviada aos usuários que precisam de um código de autenticação para logar ou recuperar uma conta no Facebook.
Como o próprio sistema informa, é necessário inserir uma sequência de 6 números para reaver o acesso ao perfil.
Engenheiros e outros profissionais de TI que discutem em fóruns sobre o tema acreditam que o “LS-Nonce” enviado pelo Facebook seja uma resposta automática enviada por engano. O termo deveria ser substituído pelo código de acesso único de cada usuário no momento de recuperação de login.
Algo que notamos ao investigar este problema foi a presença de contas não oficiais oferecendo ajuda para recuperar o acesso ao Facebook. Os perfis geralmente tinham poucos seguidores e tentavam direcionar o usuário para outra rede social.
É importante ter cautela ao tentar reaver o código de acesso por meios não tradicionais, uma vez que não há qualquer certeza sobre a credibilidade destes serviços. Vale lembrar que o código de autenticação é uma informação sigilosa, e compartilhá-la com estranhos pode resultar na perda da sua conta.
Hello I got mine fixed.. just send a help message to #cyber_help_security on Instagram, they can help you out pic.twitter.com/MMnim0jh1r
— Shauny 💋🖤 (@ShaunySickafus) March 29, 2022
Apesar de ter ficado mais recorrente nas últimas horas, o problema não é algo novo — já foi reportado por vários usuários em outras ocasiões, em 2020 e 2021. Há tópicos de discussões sobre o caso em fóruns, e mais relatos em redes sociais sobre bugs semelhantes a este.
No Twitter, uma usuária chegou a questionar o perfil oficial da Meta sobre a situação. Mas a resposta da conta oficial a direcionou para uma página de suporte da plataforma com direcionamentos mais genéricos sobre a autenticação em dois fatores no Facebook. A própria usuária disse, depois, que a solução fornecida não serviu para o problema dela:
O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria do Facebook para saber se a empresa tem um posicionamento oficial sobre o problema para compartilhar. Aguardamos a resposta da companhia e este texto poderá ser atualizado para adicioná-lo posteriormente.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}