Como usar o facebook.com/device e fazer login em TVs e IoT

Se você deu de cara com a mensagem: "acesse facebook.com/device e insira o código" ou algo parecido saiba como se conectar

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano

Se você deu de cara com a mensagem: “acesse facebook.com/device e insira o código” ou algo parecido deve estar tentando acessar o Facebook por uma smart TV, câmera, impressora ou de outro dispositivo de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). 

Login com Facebook / Imagem: Reprodução / Facebook

Login em smart TVs e IoT

Isso acontece porque ou você acessou diretamente o Facebook ou o desenvolvedor de um aplicativo que você está usando implementou o “Login do Facebook para Dispositivos” para permitir que as pessoas como você usem a conta do Facebook. 

Esse recurso é útil porque ele permite que as pessoas façam login em dispositivos com entrada ou capacidade de display limitadas (telas pequenas ou ausência de teclado físico ou virtual), como smart TVs, porta-retratos digitais ou dispositivos de IoT.

Com esse login no dispositivo por meio dessa URL especifica, o dispositivo mostra um código alfanumérico e instrui a inseri-lo em uma página no computador ou celular. 

“As pessoas que usam seu aplicativo ou serviço podem então conceder permissões. Depois que seu aplicativo recebe as permissões, o dispositivo recebe um token de acesso que seu aplicativo usa para fazer solicitações da Graph API para identificar a pessoa e obter informações para personalizar a experiência dela com o dispositivo”, explica a rede social.

Quando for o caso, você deve ter acesso às vantagens do login. Como por exemplo: “descubra o que seus amigos estão assistindo” ou “veja fotos dos álbuns do Facebook”.

Como usar o facebook.com/device

Na smart TV ou outro aparelho:

  1. O aplicativo deve pedir para você fazer login no Facebook. 
    O botão deve ser idêntico ao botão oficial de Login do Facebook;
    Facebook.com/device / Imagem: Reprodução / Facebook
  2. Em seguida, visite facebook.com/device no computador ou celular.
    Insira, no site do Facebook, o código que aparece na sua smart TV;
    Facebook.com/device / Imagem: Reprodução / Facebook
    O código tem entre 6 e 12 caracteres, digite exatamente como você vê.
  3. Depois de alguns minutos, se o código não tiver sido inserido, a API de Login no Dispositivo retorna um erro code_expired. Caso insira, o login será realizado;
    Facebook.com/device / Imagem: Reprodução / Facebook
  4. Depois de inserir o código, marque “Continue”;
    O app pode escolher as permissões que deseja solicitar.
    Facebook.com/device / Imagem: Reprodução / Facebook
  5. Você deve receber uma mensagem de confirmação de login foi bem-sucedido.
    Facebook.com/device / Imagem: Reprodução / Facebook

Como sair ou desconectar

Quando alguém escolhe essa opção em um dos aplicativos que solicitam o Login no Facebook, o dispositivo deve excluir o token de acesso guardado na sua memória.

Sendo assim, pode ser necessário fazer o login novamente em outro momento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Internet das Coisas (IoT) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados