MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max tem “botão turbo” virtual
MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max terá opção para incrementar o seu desempenho; notebook tem visual novo e tela mini-LED com notch
MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max terá opção para incrementar o seu desempenho; notebook tem visual novo e tela mini-LED com notch
A Apple anunciou uma nova geração do MacBook Pro de 16 polegadas no começo da semana. Além do novo processador Apple M1 Max, o notebook também contará com um recurso que lembra o antigo botão Turbo, conhecido como “modo alto desempenho”. As informações foram reveladas pelo MacRumors nesta quinta-feira (21).
Esta não é a primeira vez que o recurso é revelado. Em setembro, rastros do suposto “modo alto desempenho” foram encontrados no código-fonte do oitavo beta do macOS Monterey. Agora, a Apple confirmou a existência da função, que será o oposto do “modo pouca energia” utilizado para economizar a bateria do computador.
O site informa que apenas o MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max terá suporte à opção que pode ser útil a quem está trabalhando com edições de vídeos, por exemplo. “Seu Mac otimizará o desempenho para melhor suportar tarefas que consomem muitos recursos”, informa a descrição encontrada na versão de testes do sistema. “Isso pode resultar em um barulho mais alto da ventoinha.”
Para refrescar a memória, o botão Turbo é um velho conhecido de quem teve um computador lá pelos anos 1980 e 1990. Mas, ao contrário do que o nome sugere, a tecla “desacelerava” o computador a fim de manter a compatibilidade com programas mais antigos. Isto acontecia porque alguns apps ficavam rápidos demais ao serem executados em PCs mais recentes. Para evitar este problema, a função ajustava o clock do processador para que os aplicativos e jogos rodassem em um ritmo normal.
A Apple apresentou a nova geração do MacBook Pro nesta segunda-feira (18). O modelo de 16 polegadas possui visual renovado com um notch na tela, tecnologia mini-LED e conector MagSafe. Além disso, o computador é embalado com os processadores Apple M1 Max e Apple M1 Pro, a depender da opção escolhida na aquisição.
O Apple M1 Max é o mais poderoso. O chip traz 57 bilhões de transistores e largura de banda para memória de 400 GB/s. O componente também tem dez núcleos para a CPU e até 32 núcleos para gráficos. O processo de fabricação é de 5 nanômetros.
O Apple M1 Pro também diz a que veio. De acordo com a Apple, o componente oferece desempenho de CPU até 70% superior que a primeira edição do Apple M1, lançada no fim do ano passado. O chip ainda possui 33,7 bilhões de transistores.
A Apple também lançou uma edição do notebook com 14 polegadas. No Brasil, os preços do MacBook Pro com Apple M1 Max serão de até R$ 78 mil.