Médicos testam jogo contra déficit de atenção para quem teve COVID-19
Um jogo pode ser uma arma poderosa contra sintomas da COVID-19, entre grupo de pessoas já curadas da doença
Um jogo pode ser uma arma poderosa contra sintomas da COVID-19, entre grupo de pessoas já curadas da doença
Um game pode ajudar pessoas que já tiveram COVID-19, mas que sofreram com sequelas como perda de memória recente ou dificuldade para se concentrar. Lançado no ano passado, o jogo EndeavorRX foi criado para tratar crianças com com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, mas pode ter outras utilidades médicas durante a pandemia.
O game foi criado pelo Akili Interactive e é uma experiência interativa para tratamento de três meses entre crianças de até 12 anos com TDAH. Pode parecer algo experimental demais ou ineficaz, mas o jogo foi o primeiro a receber autorização formal da Food and Drug Administration, a “Anvisa” dos EUA, para ser utilizado como tratamento médico oficial nestes casos.
Agora, Faith Gunning, uma neuropsicóloga de Nova York, quer tentar usar o mesmo método, com o game, para ajudar pacientes curados da COVID-19, mas que sofrem de sintomas similares.A ideia é realizar um estudo pelos próximos meses, para tentar descobrir se é eficaz também neste tipo de sequela ou não.
Obviamente, o EndeavorRX não é um jogo tradicional como outros. Ele funciona em um tablet ou celular e faz muito uso dos sensores do aparelho. Um objeto fica anexado na tela, enquanto o jogador precisa mover os sensores e tocar na tela para desviar de objetos ou coletar outros.
Gunning contou ao site The Verge que conheceu o game em 2020 e já utilizou em outros casos, mas que vê grande potencial na ajuda contra sequelas da COVID-19. “Um videogame é algo que pode ganhar proporção. É algo que pode ser dado às pessoas, precisamos de coisas assim pelos grupos e comunidades”, disse.
Vale avisar que, apesar de já ser utilizado em grande escala, o EndeavorRX não é um jogo comercial e não pode ser baixado, apenas utilizado para tratamentos por meio de sua produtora.
Com informações: The Verge.