Cartões microSD Express poderão atingir velocidade de SSD com até 985 MB/s
Novo padrão microSD Express faz transferências sequenciais de até 985 MB/s e permite capacidade de até 128 TB
Novo padrão microSD Express faz transferências sequenciais de até 985 MB/s e permite capacidade de até 128 TB
Os cartões de memória são ótimos para expandir o armazenamento limitado de alguns celulares Android, mas podem reduzir o desempenho devido às velocidades baixas de leitura e gravação. Aí entra o novo padrão microSD Express: ele consegue atingir taxas de transferência de até 985 MB/s, ultrapassando até mesmo alguns SSDs; e permite capacidades de até 128 TB.
O padrão microSD Express foi anunciado esta semana pela SD Association, e será adotado em futuros cartões de memória nos próximos meses e anos. Ele promete velocidades altas para diversos usos, incluindo apps de celular, consoles portáteis de jogos, dispositivos IoT (internet das coisas), câmeras de ação, realidade virtual e mais.
Existirão três tipos de cartões de memória, dependendo de sua capacidade e sistema de arquivos; todos poderão fazer transferências sequenciais de até 985 MB/s:
Como o microSD Express consegue realizar transferências tão rápido? O segredo está na segunda fileira de pinos. Ela adota os protocolos PCIe 3.1 e NVMe v1.3 para atingir velocidades maiores graças a recursos avançados como buffer de memória do host, bus mastering e multi queue.
Enquanto isso, a primeira fileira de pinos mantém compatibilidade com leitores de microSD existentes. Ou seja, você poderia colocar um microSD Express no seu celular — mas ele funcionaria em velocidades legadas mais baixas.
O microSD Express abre a possibilidade de expandir o armazenamento de celulares e tablets sem se preocupar com o desempenho. Bastaria inserir o cartão de memória no celular, ativar o “armazenamento adotável” (adoptable storage) do Android, e pronto.
Claro, ainda não existem dispositivos compatíveis com microSD Express, nem mesmo cartões de memória nesse padrão. Por enquanto, temos que nos contentar com acessórios mais lentos: o cartão SanDisk Extreme de 1 TB, por exemplo, atinge 160 MB/s em leitura e 90 MB/s em gravação.
Com informações: SD Association, TechCrunch. Atualizado em 01/03.