Microsoft permite conta sem senha, com login somente de outras formas
Login usando apenas aplicativo Microsoft Authenticator já era possível, mas agora usuário poderá simplesmente apagar a senha da conta
Login usando apenas aplicativo Microsoft Authenticator já era possível, mas agora usuário poderá simplesmente apagar a senha da conta
Digitar senha para fazer login vai se tornar coisa do passado, no que depender da Microsoft. A empresa já fala disso há um bom tempo, mas agora a coisa é para valer: a conta da empresa, que dá acesso a serviços como Outlook e OneDrive, não precisa mais de senhas, e o usuário pode até mesmo deletá-las. No lugar, a companhia promete oferecer várias formas de confirmar sua identidade.
Entre as opções, estão o aplicativo Microsoft Authenticator, o Windows Hello (que tem até mesmo suporte a reconhecimento facial em alguns notebooks), chaves de segurança físicas ou uma verificação por SMS ou e-mail.
O fim da senha é novidade para o grande público, mas já estava disponível para contas comerciais desde março.
No texto anunciando a mudança, a Microsoft diz que senhas são inconvenientes e o principal alvo de vários ataques, mas mesmo assim se mantiveram como a principal camada de segurança de vários pontos de nossa vida digital ao longo das últimas décadas.
A empresa argumenta que, para driblar o problema de ter que ficar lembrando de várias chaves, o usuário às vezes recorre a combinações fáceis de descobrir, comprometendo a confidencialidade das informações. Além disso, muita gente simplesmente abandona suas contas para não ter que passar pela dor de cabeça de resetar e cadastrar uma nova.
Em entrevista ao The Verge, Vasu Jakkal, vice-presidente de segurança da companhia, lembra que, com a pandemia e o aumento no trabalho remoto, as superfícies digitais expostas a ataques aumentaram exponencialmente. Usar métodos mais seguros, portanto, faz todo o sentido.
Essa é uma guerra antiga na Microsoft. Em 2019, a empresa deixou de exigir que a combinação fosse trocada de tempos em tempos, por acreditar que esta era uma mudança pouco efetiva. O login usando apenas o aplicativo de autenticação da companhia no smartphone já estava disponível desde 2017. No entanto, era preciso manter uma cadastrada.
Ok, bacana, você está convencido de que não precisa mais de senha para seu OneDrive, Outlook ou Microsoft 365. E agora? O processo é relativamente simples:
Por aqui, eu consegui fazer o processo. O default é autorizar a entrada pelo Microsoft Authenticator: o celular mostra três opções de número e você tem que escolher aquele que aparece na tela. No entanto, eu tive problemas na hora de usar as outras opções para confirmar minha identidade.
Ao tentar fazer login usando um código por SMS ou e-mail, eu era instruído a cadastrar uma senha de novo. Eu também tenho minha conta da Microsoft cadastrada em outro aplicativo de autenticação, mas essa opção nem aparece.
Portanto, se você não tem intenção de manter o app da empresa instalado no seu smartphone, pense bem antes de aderir a essa inovação.