Windows 10 agora roda comandos do Linux na inicialização do WSL

Recurso liberado para testadores do Windows 10 (insiders) executa comando na inicialização do Linux no WSL

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
WSL no Windows 10 (imagem: divulgação/Microsoft)
WSL no Windows 10 (imagem: divulgação/Microsoft)

Nesta semana, a Microsoft liberou para os participantes do programa Windows Insider uma caixa de notícias na barra de tarefas do Windows 10. Mas essa não é a única novidade: usuários do Windows Subsystem for Linux (WSL) ganharam a opção de executar comandos durante a inicialização de uma distribuição.

O WSL consiste, originalmente, em um mecanismo que traduz chamadas de sistema para Linux em chamadas equivalentes para execução pelo kernel do Windows. Em 2020, a Microsoft apresentou o WSL 2. A atualização traz um kernel Linux verdadeiro que pode ser executado dentro de uma máquina virtual.

Graças a essa evolução, a integração entre os ecossistemas do Windows e do Linux melhorou substancialmente. O recente update contribui para isso: agora, o usuário pode executar praticamente qualquer comando Linux durante a inicialização de uma distribuição rodando a partir do WSL.

“Você pode implementar isso editando o arquivo /etc/wsl.conf de sua distribuição e adicionando uma opção chamada command dentro da seção boot”, explica o anúncio oficial.

O comando adicionado pode permitir, por exemplo, que o usuário execute automaticamente um script de configuração durante o carregamento do sistema operacional.

A própria Microsoft dá um exemplo com uma instrução que registra a hora e a data de cada inicialização da distribuição:

Execução de comando na inicialização (imagem: divulgação/Microsoft)

Execução de comando na inicialização (imagem: divulgação/Microsoft)

Para ter acesso ao recurso, os usuários do Windows Insider precisam baixar a Build 21286 do Windows 10. Ainda não há informação sobre a liberação da novidade para o público em geral.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados