Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

O que é fanfic?

O que é fanfic e como escrever uma com qualidade? As respostas para estas perguntas não são exatas, mas são bem animadoras

Felipe Vinha

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

É muito comum que determinado filme, série ou game se torne tão famoso ao ponto de gerar criações de fãs, sejam com artes, vídeos ou até textos, as fanfics. Mas o que é fanfic? É apenas um texto escrito por fã? Há bons exemplos a respeito? Confira o que explico, logo a seguir.

50 Tons de Cinza é uma fanfic - entenda melhor ao longo do texto (Imagem: Divulgação/Warner)

50 Tons de Cinza é uma fanfic – entenda melhor ao longo do texto (Imagem: Divulgação/Warner)

O que é Fanfic

“Fanfic” é um termo que deriva do inglês “fan fiction”, ou “ficção de fã”. Não há uma data exata e documentada sobre a criação do termo ou sobre a primeira fanfic, mas o ato de escrever histórias por parte de fãs se popularizou nos anos 60 e 70.

Seriados e filmes de ficção científica e gêneros derivados, como Star Trek e Star Wars, foram os principais responsáveis pelo surgimento e crescimento na cultura popular e no formato que conhecemos as fanfics, hoje.

Há quem diga que elas sejam ainda mais antigas, por conta do lendário personagem Sherlock Holmes, considerado o maior detetive de todos os tempos. Holmes sempre inspirou criações de fãs, que compartilhavam seus textos via correios ou em revistas.

É claro que a modernidade apenas deu mais força ao fanfic, com a possibilidade de publicar na Internet e, hoje em dia, praticamente em qualquer lugar.

Quem escreve?

Qualquer fã que goste muito de determinada obra está apto ou apta a escrever uma fanfic. Não precisa ser escritor profissional, ter algum tipo de formação acadêmica e nem nada do tipo.

Basta amor por determinada série, ou filme, game, entre outros. A fanfic permite imaginar e criar situações inusitadas entre personagens de determinada história, como um romance que não existia ou uma morte inesperada.

Não há formato, páginas mínimas, regras, nada. A única direção é: seja livre para criar. Escreva como quiser e se divirta no processo, de preferência.

Onde encontro?

Fanfics estão espalhadas em qualquer lugar pela Internet. Mas hoje existem sites especializados em publicações de textos de fãs – na maior parte gratuitos e alguns com planos opcionais de pagamentos.

Entre eles, temos:

Mas essa é uma lista que vai do gosto pessoal. A publicação é bem livre. Se você quiser, pode escrever uma fanfic e publicar online via Google Docs, compartilhando com amigos ou todo mundo, por exemplo.

Wattpad é uma plataforma para publicação, mas não a única (Imagem: Reprodução/Felipe Vinha)

Wattpad é uma plataforma para publicação, mas não a única (Imagem: Reprodução/Felipe Vinha)

Vai de acordo com o que a pessoa espera na hora de publicar um texto e quem ela quer que leia.

Fanfics famosas

Existem muitas fanfics famosas. Algumas, inclusive, se tornaram “oficiais”. Viraram livros profissionais, foram adaptadas para filmes ou séries, entre outros.

Por mais que o objetivo original não seja este, uma fanfic pode receber muita atenção de outros fãs pela Internet e acabar se tornando algo muito maior do que já é. E assim chamam a atenção de empresas interessadas em comercializar a ideia.

É claro que isso pode esbarrar em problemas de direitos autorais, afinal fanfics são obras baseadas em outras obras. Porém, em muitos casos, elas se transformam, passam a ser obras originais, apenas com leves inspirações em outras mais conhecidas.

Algumas famosas e que “evoluíram” depois:

  • Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James): a obra de cunho BDSM foi criada como uma fanfic de Crepúsculo, a série de livros de vampiros que depois virou filme.
  • Orgulho e Preconceito e Zumbis (Seth Grahame-Smith): criado como uma paródia de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o livro ganhou fama e foi adaptado para o cinema.
  • After (Anna Todd): obra de romance adolescente criada no Wattpad inspirada pela boy band One Direction, virou livro oficial e depois filme de sucesso
  • Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare): série de livros muito famosa que foi inspirada por Harry Potter – e que também virou filme!

Curiosidades

Há quem diga ainda que a obra Romeu e Julieta, peça teatral escrita por William Shakespeare, era uma fanfic, inspirada por A Trágica História de Romeu e Julieta, poema de Arthur Brooke, de 1562.

Está mais para adaptação, mas a verdade é que Shakespeare mudou bastante da história, incluindo seu próprio toque.

Ao longo da história, Romeu e Julieta também inspirou várias fanfics, além de adaptações para o cinema, teatro, música e até jogo de tabuleiro.