O que é fanfic?

O que é fanfic e como escrever uma com qualidade? As respostas para estas perguntas não são exatas, mas são bem animadoras

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
50 Tons de Cinza é uma fanfic - entenda melhor ao longo do texto (Imagem: Divulgação/Warner)
50 Tons de Cinza é uma fanfic - entenda melhor ao longo do texto (Imagem: Divulgação/Warner)

“Fanfic” é um termo que deriva do inglês “fan fiction”, ou “ficção de fã”. O ato de escrever histórias por parte de fãs se popularizou nos anos 60 e 70, mas não há uma data exata e documentada sobre a criação do termo ou sobre a primeira fanfic.

É muito comum que determinado filme, série ou game se torne tão famoso ao ponto de gerar criações de fãs, sejam com artes, vídeos ou até textos, as fanfics.

Seriados e filmes de ficção científica e gêneros derivados, como Star Trek e Star Wars, foram os principais responsáveis pelo surgimento e crescimento na cultura popular e no formato que conhecemos as fanfics, hoje.

Há quem diga que elas sejam ainda mais antigas, por conta do lendário personagem Sherlock Holmes, considerado o maior detetive de todos os tempos. Holmes sempre inspirou criações de fãs, que compartilhavam seus textos via correios ou em revistas.

É claro que a modernidade apenas deu mais força ao fanfic, com a possibilidade de publicar na Internet e, hoje em dia, praticamente em qualquer lugar.

Quem escreve?

Qualquer fã que goste muito de determinada obra está apto ou apta a escrever uma fanfic. Não precisa ser escritor profissional, ter algum tipo de formação acadêmica e nem nada do tipo.

Basta amor por determinada série, ou filme, game, entre outros. A fanfic permite imaginar e criar situações inusitadas entre personagens de determinada história, como um romance que não existia ou uma morte inesperada.

Não há formato, páginas mínimas, regras, nada. A única direção é: seja livre para criar. Escreva como quiser e se divirta no processo, de preferência.

Onde encontro?

Fanfics estão espalhadas em qualquer lugar pela Internet. Mas hoje existem sites especializados em publicações de textos de fãs – na maior parte gratuitos e alguns com planos opcionais de pagamentos.

Entre eles, temos:

Mas essa é uma lista que vai do gosto pessoal. A publicação é bem livre. Se você quiser, pode escrever uma fanfic e publicar online via Google Docs, compartilhando com amigos ou todo mundo, por exemplo.

Wattpad é uma plataforma para publicação, mas não a única (Imagem: Reprodução/Felipe Vinha)
Wattpad é uma plataforma para publicação, mas não a única (Imagem: Reprodução/Felipe Vinha)

Vai de acordo com o que a pessoa espera na hora de publicar um texto e quem ela quer que leia.

Fanfics famosas

Existem muitas fanfics famosas. Algumas, inclusive, se tornaram “oficiais”. Viraram livros profissionais, foram adaptadas para filmes ou séries, entre outros.

Por mais que o objetivo original não seja este, uma fanfic pode receber muita atenção de outros fãs pela Internet e acabar se tornando algo muito maior do que já é. E assim chamam a atenção de empresas interessadas em comercializar a ideia.

É claro que isso pode esbarrar em problemas de direitos autorais, afinal fanfics são obras baseadas em outras obras. Porém, em muitos casos, elas se transformam, passam a ser obras originais, apenas com leves inspirações em outras mais conhecidas.

Algumas famosas e que “evoluíram” depois:

  • Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James): a obra de cunho BDSM foi criada como uma fanfic de Crepúsculo, a série de livros de vampiros que depois virou filme.
  • Orgulho e Preconceito e Zumbis (Seth Grahame-Smith): criado como uma paródia de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o livro ganhou fama e foi adaptado para o cinema.
  • After (Anna Todd): obra de romance adolescente criada no Wattpad inspirada pela boy band One Direction, virou livro oficial e depois filme de sucesso.
  • Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare): série de livros muito famosa que foi inspirada por Harry Potter – e que também virou filme!

Curiosidades

Há quem diga ainda que a obra Romeu e Julieta, peça teatral escrita por William Shakespeare, era uma fanfic, inspirada por A Trágica História de Romeu e Julieta, poema de Arthur Brooke, de 1562.

Está mais para adaptação, mas a verdade é que Shakespeare mudou bastante da história, incluindo seu próprio toque.

Ao longo da história, Romeu e Julieta também inspirou várias fanfics, além de adaptações para o cinema, teatro, música e até jogo de tabuleiro.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Fanfic na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados