Militares americanos divulgaram dados sensíveis por causa de erro de digitação

Ao invés de digitar “.MIL”, alguns militares cometem um erro de digitação e enviam emails para contas com final “.ML”, domínio usado no Mali

Felipe Freitas
Por
Malwares RAT enganam antivírus com arquivos poliglotas (imagem ilustrativa: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Militares americanos digitaram domínio errado na hora de enviar emails (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Errar é humano, mas alguns erros têm um custo imensurável quando se trata de segurança nacional. Um exemplo disso são os milhares de emails do Exército dos Estados Unidos que foram enviados “para contas do Mali”, na África — tudo por causa de um único erro de digitação. Ao invés de digitar “.MIL” no destinatário, alguns membros das forças armadas dos EUA digitam “ML”, domínio do país africanos.

Para a sorte do Exército estadunidense, nenhuma informação classificada foi enviada nesses emails. O pior caso foi o compartilhamento dos detalhes de viagens de oficiais de alto escalão — e quem tem general, tem medo. Quem recebia esses e-mails é Johannes Zuurbier, empresário neerlandês (gentílico correto de quem nasce nos Países Baixos) contrato pelo governo do Mali para gerenciar o domínio “.ML”.

De acordo com o empresário, somente em janeiro ele recebeu 117.000 emails que deveriam ter o domínio “.MIL” inseridos em seu final. Além do itinerário de viagem de oficiais, um caso que chama a atenção é o de um email de um agente do FBI que queria informar sobre uma ação do grupo turco PKK (leia com atenção) para invadir escritórios da Turkish Airlines nos Estados Unidos.

Outras informações sensíveis envolvem identidades de militares, fotos de bases e inspeções em navios da marinha.

Enviando emails para nação aliada da Rússia, hackers do Kremlin nem têm trabalho (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Enviando emails para nação aliada da Rússia, hackers do Kremlin nem têm trabalho (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Contrato de Zuurbier termina em breve e é risco para os Estados Unidos

Apesar do empresário estar desde 2013 recebendo esses emails (e avisando para as forças armadas estadunidenses), o risco desses envios errados será “ampliado” a partir da próxima segunda-feira, quando o contrato de Zuurbier com o governo Mali será encerrado.

Apesar de ser um país longe dos holofotes da mídia, o recebimento desses emails pelo Mali representa uma grande peça da geopolítica. O país africano é alinhado com a Rússia e possui tropas do grupo de segurança privada Wagner, que recentemente se envolveu em uma tentativa de golpe contra o ministério da defesa russo — mas ainda opera no Mali com apoio do Kremlin.

Com informações: Financial Times e TechSpot

Receba mais sobre Mali na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados