Indicar VPNs vira crime na Rússia, mas Kremlin usa recurso para burlar sanções

Nova legislação aprovada no país transforma em crime o ato de indicar o uso de VPNs ou do navegador Tor; ironicamente, o governo russo usa VPNs

Felipe Freitas
Por
Indicar VPNs para burlar restrições virou crime na Rússia (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Rússia criminalizou a sugestão de VPNs e outros métodos para burlar os bloqueios de plataformas ocidentais. A nova legislação foi aprovada na última segunda-feira (31) e traz outras medidas para dificultar o uso de serviços proibidos pelo governo. O mais engraçado é que o governo russo usa VPNs para acessar plataformas bloqueadas pelas sanções internacionais.

Entre as outras medidas tomadas pelo governo russo está a proibição de usar emails de provedores estrangeiros, como o Gmail, para se inscrever em plataformas do país. Por exemplo, nada de usar um saudoso @hotmail para criar a conta no VK.

Além disso, as plataformas russas terão que comprar a identidade dos usuários durante a criação de conta usando algum serviço de verificação aprovado pelo governo. Um exemplo para a nossa realidade: é como se o Twitter, digo, X exigisse uma integração com o gov.br para validar que somos uma pessoa real e não um bot — mas sem cobrar o Twitter Blue para isso.

Na Rússia reversa, o governo é que usa VPN para escapar de sanções

O ponto mais curioso dessa nova legislação é que divulgar ou ensinar como usar VPNs ou “navegadores para deep web” virou crime. No entanto, o próprio governo russo confirmou no ano passado (como noticiou a Fortune) que utiliza VPNs para burlar restrições de acesso causadas por sanções de países ocidentais que se opõem à invasão na Ucrânia.

Após o início da guerra, a Rússia criou uma lei que proíbe “desacreditar as forças armadas e publicar informações falsas sobre a operação militar especial” — termo usado pelo governo para se referir à invasão. Aliado a isso, plataformas ocidentais como o Instagram foram bloqueadas, impedindo que a população tivesse acesso a informações de veículos internacionais.

VPNs permitem que usuários acessem sites bloqueados em seu país (Imagem: Danny144/Pixabay)
VPNs permitem que usuários acessem sites bloqueados em seu país (Imagem: Danny144/Pixabay)

O uso de VPNs saltou na Rússia, como mostra uma reportagem da Novaya Gazeta, veículo independente do ganhador do Nobel da Paz Dmitry Muratov, que encerrou suas operações na Rússia após a guerra e só pode ser acessado usando essa tecnologia. A Rússia saiu da 45ª posição de número de downloads de VPNs em 2021 para 8º no ano passado.

Apesar de criminalizar a indicação de VPNs, esses serviços não foram banidos na Rússia. Todavia, o governo continua dificultando o uso de VPNs, incluindo que as provedoras impeçam o acesso à sites banidos — praticamente o motivo pelo qual usam o serviço no país.  

Com informações: TorrentFreak e Fortune

Receba mais sobre VPN na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados