Moto G5, G5S e E5 Plus recebem Android 10 via LineageOS

Motorola Moto G5, Moto G5S e Moto E5 Plus recebem suporte oficial ao LineageOS 17.1 (Android 10) ao lado do Nextbit Robin

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
As bordas da tela são um tanto generosas
Motorola Moto G5 (Imagem: Tecnoblog)

O Motorola Moto G5, G5S e E5 Plus ganharam um fôlego extra no fim de janeiro. Ao lado do Nextbit Robin, os celulares da Motorola receberam o suporte oficial ao LineageOS 17.1 com base no Android 10, ROM customizada conhecida por atualizar smartphones mais antigos e compatíveis para uma versão mais recente do Android.

Moto G5, G5S e E5 Plus recebem LineageOS 17.1

O suporte oficial chega aos celulares da Motorola lançados entre 2017 e 2018. Dois deles são o Moto G5 (cedric) e o Moto G5S (montana), que vieram de fábrica com Android 7 (Nougat) em 2017 e foram atualizados para o Android 8 (Oreo) no ano seguinte, mas não chegaram a receber o update ao Android 9 (Pie).

O Motorola Moto E5 Plus (ahannah, hannah e rhannah) é o terceiro smartphone da Motorola com suporte oficial ao LineageOS 17.1 com base no Android 10 nessa leva. O telefone veio a público em 2018 com o Android 8 (Oreo) na caixa, junto com o Moto E5, e não foi atualizado para o Android 9 (Pie) depois.

Outro celular a ser agraciado com a novidade é o Nextbit Robin (ether). Ainda assim, alguns smartphones perderam o suporte oficial ao LineageOS recentemente: o Samsung Galaxy S9, Galaxy Note 9, Xiaomi Redmi Note 7 e Oppo Find 7.

Antes da instalação, é recomendável realizar um backup de todos os dados e ler todas as instruções com atenção. Também é preciso verificar se o celular ou tablet é compatível com o sistema na página oficial do LineageOS: wiki.lineageos.org.

Com informações: XDA-Developers

O Tecnoblog não se responsabiliza por eventuais problemas que possam surgir caso o procedimento seja realizado.

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Temas populares