Netflix: usuários relatam contas canceladas que são reativadas por invasores

A cena não é rara: o usuário cancela sua conta na Netflix e recebe nova cobrança meses depois

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 7 meses

Você cancela a sua assinatura na Netflix e, meses depois, vê na fatura do cartão de crédito uma nova cobrança do serviço. Para encontrar uma explicação, você tenta acessar a sua antiga conta e descobre que os dados de login mudaram. Acredite, essa situação não é incomum.

Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela BBC. O programa 4 You & Yours do veículo encontrou relatos de usuários que tiveram suas contas na Netflix reativadas sem o devido consentimento.

O caso relatado na reportagem é o de Emily Keen: moradora de Oxford, na Inglaterra, ela cancelou a sua assinatura em abril de 2019 e, em setembro, se deparou com uma cobrança não autorizada em sua conta bancária. “Tentei entrar na minha conta [na Netflix], mas o sistema informou que meu e-mail e senha não foram reconhecidos”, disse Keen.

Foto por Go to Thibault Penin's profile Thibault Penin/Unsplash

Não é difícil encontrar relatos parecidos em redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui. É possível que essas pessoas sejam vítimas de técnicas de credential stuffing. Com elas, criminosos obtém dados de credenciais oriundos de algum vazamento e tentam usar essas informações para fazer login em diversos serviços.

No caso da Netflix, há um agravante: se o login funcionar, o invasor conseguirá reativar a conta acessada porque a plataforma mantém os dados do ex-assinante por dez meses, incluindo as informações de cobrança (como número de cartão de crédito).

Como cartada final, o invasor muda o e-mail e/ou a senha de login para evitar que o dono da conta consiga acessar o serviço e efetuar um novo cancelamento.

Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é a de não usar a mesma senha em vários serviços — utilizar um gerenciador de senhas também é uma boa dica.

Mas, se já for tarde, a Netflix orienta o usuário a contatar imediatamente o seu suporte técnico. A empresa faz devolução de valores quando identifica atividades irregulares. Porém, pode ser necessário ter paciência para o problema ser resolvido: no caso de Emily Keen, outras duas cobranças indevidas foram feitas em sua conta, mesmo após ela ter procurado a Netflix.

A Netflix emitiu a seguinte nota à imprensa: “A segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas quando elas acontecem”.

Atualizado às 18h42 com posicionamento da Netflix.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.