Nintendo afunda na bolsa após relatos sobre atraso do Switch 2

Novo console da empresa japonesa pode ser lançado somente no segundo trimestre de 2025, sugere fontes da indústria

Lupa Charleaux
Por
Foto de uma mão segurando um Nintendo Switch
Novo console da Nintendo tem o desafio de superar o sucesso do atual Switch (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

As ações da Nintendo caíram na bolsa do Japão após os rumores sobre o suposto adiamento do console Nintendo Switch 2. Conforme as informações da CNBC, os papéis da marca japonesa tiveram uma queda de 5,84% na abertura do mercado nesta segunda-feira (19).

O jornalista brasileiro PH Lutti Lippe revelou no podcast O X do Controle, na última sexta-feira (16), que o próximo console da empresa deve ser lançado apenas em 2025. Vários veículos internacionais, incluindo a Bloomberg, também afirmaram ter recebido informações semelhantes de fontes da indústria de games.

Nintendo Switch Lite (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)
Sucessor do Switch original perderá a janela de vendas do natal de 2024 (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Inicialmente, o Nintendo Switch 2 estava previsto para ser lançado no segundo semestre de 2024. Embora a Nintendo não tenha confirmado a existência do novo console, as ações da empresa subiram cerca de 53% após a notícia começar a se espalhar no fim de 2023.

No entanto, as últimas informações indicam que a empresa teria notificado desenvolvedoras e publicadoras de jogos de que o dispositivo será lançado nos primeiros meses de 2025. Para ser mais exato, o produto não deve chegar ao mercado antes de março do próximo ano.

Com o suposto adiamento do Nintendo Switch 2, a marca perde uma importante data para vendas de consoles: o natal de 2024. Algo que deve ter impactado nas expectativas dos investidores e, por consequência, feito o preço das ações caírem.

Nintendo Switch (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
O atual Nintendo Switch foi lançado em março de 2017 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O desafio de superar o sucesso do antecessor

O atual Nintendo Switch está perto de completar sete anos no mercado, tempo considerado como ciclo de vida padrão de um console. Analistas citam que o lançamento de jogos de franquias exclusivas, como Super Mario, Pokémon e Zelda, ajudaram a manter o interesse no dispositivo no último ano.

De acordo com a Nintendo, o Switch vendeu mais de 139 milhões de unidades no mundo inteiro até dezembro de 2023. Recentemente, a marca elevou a previsão de vendas do console de 15 milhões para 15,5 milhões de unidades durante o atual ano fiscal que se encerra em março deste ano.

Há uma grande expectativa de que o Nintendo Switch 2 repita o sucesso do antecessor. Rumores indicam que o console pode manter o conceito híbrido, ter um hardware consideravelmente mais poderoso e até incluir retrocompatibilidade com os jogos da geração anterior.

Com informações: CNBC, Bloomberg, O X do Controle e Videogames Chronicles

Relacionados