O uso de discos de Blu-ray pode não estar tão difundido aqui no Brasil, mas lá fora ele já virou febre entre os aficionados por filmes em alta definição. Por poder armazenar mais dados, esses discos contém vídeos em altíssima resolução, além da possibilidade de poder ter conteúdos diferenciados em relação ao disco de DVD.

Pelo fato de armazenarem vídeos de grandes dimensões, discos de Blu-ray comercializados atualmente têm 25 ou 50 GB, dependendo da quantidade de camadas. Mas a Blu-ray Disc Association, que define a especificação usada, anunciou hoje dois novos formatos que poderão dar capacidade de até 128 GB aos discos, além de permitir que duas camadas com propriedades diferentes sejam usadas no mesmo disco.

O primeiro deles, BDXL, vai ter entre 100 e 128 GB e poderá ter discos regraváveis. Ele deverá servir para uso médico no arquivamento de imagens em alta resolução como ressonâncias ou para armazenamento de transmissões de TV em alta definição. Já o segundo formato, IH-BD, será híbrido, tendo tanto uma camada fixa, com dados que não podem ser mudados, e uma camada regravável, que pode ser alterada. Os discos não tem data para lançamento ou previsão de preço.

[via Slashgear]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados