Como usar o navegador de internet no PS4

Saiba como usar o navegador do PS4 e visitar sites diversos, até mesmo o YouTube, e usar suas principais funções dentro do console

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
navegador ps4 01 / Felipe Vinha / Reprodução

O PS4 é um aparelho de videogame bem completo em termos de funções multimídia. Além de tocar arquivos em vídeo, fotos, rodar jogos e ser com Blu-ray, ele também possui navegador de Internet e acessa a maioria dos sites sem problemas. Entenda como é o navegador do PS4.

Navegador do PS4

O navegador do PS4 não é Chrome, Edge, Firefox ou qualquer outro mais famoso. Ele foi feito pela Sony, usando como base a tecnologia WebKit, que é desenvolvida pela Apple – e é a mesma tecnologia usada no Safari e navegadores iOS.

Ainda que não esteja entre os tipos mais populares de navegadores, usar esta tecnologia permite que a versão do PS4 ainda seja compatível com a maioria dos sites atuais, sem grandes problemas conhecidos.

Até mesmo o YouTube é acessível no navegador do PS4, com todas as funções disponíveis, como deixar comentários, entrar em tela cheia, fazer login na conta e se inscrever em canais.

navegador ps4 01 / Felipe Vinha / Reprodução

Pode ser uma alternativa quando o aplicativo oficial do YouTube no PS4 não estiver funcionando ou quando o usuário queira assistir vídeos sem utilizar sua conta.

Porém, o YouTube já exibe um aviso de que deixará de suportar a plataforma em breve e recomenda a atualização. A Sony não se pronunciou a respeito, então não há como saber como esta situação será resolvida.

Para acessar o navegador, basta escolher o aplicativo correspondente no menu do PS4.

Como usar

De maneira bem interessante, o navegador do PS4 tem quase todas as ferramentas dos que são utilizados em computadores ou celulares. Até mesmo um campo de busca embutido existe, acessado ao pressionar o botão triângulo, bem facilitado.

navegador ps4 01 / Felipe Vinha / Reprodução

Tudo é feito com o controle do PS4, o DualShock 4.

Os comandos, de maneira resumida, são:

  • Analógico da direita – Move o cursor como um mouse
  • Analógico da esquerda – Rola a página
  • Triângulo – Abre o campo de busca
  • Bola – Fecha uma janela (manter pressionado)
  • X – Abre um novo link (com o cursor por cima)
  • Quadrado – Página em tela cheia
  • L1 ou R1 – Avança ou volta uma página
  • L2 ou R2 – Alterna janelas entre esquerda e direita
  • R3 – Clique até duas vezes para dar zoom na página

Este é o funcionamento básico do navegador, que é bem fácil de usar, na verdade. O botão “Options” ainda serve para organizar os favoritos – e é possível guardar até 100 páginas favoritas.

navegador ps4 01 / Felipe Vinha / Reprodução

Vale também o aviso de que, ao ser fechado, o navegador guarda a última página que você visitou quando for reabri-lo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados