Padrão NFC adiciona carregamento reverso de bateria em celulares

A ideia não é de carregar um celular com outro, mas sim de usar o NFC para recarregar dispositivos pequenos

André Fogaça
• Atualizado há 2 anos e 11 meses
galaxy s10 buds carregamento reverso reverse

O NFC Forum, grupo de discussão responsável pela tecnologia de comunicação de campo próximo, divulgou detalhes sobre o WLC e que utilizará o NFC para carregamento de pequenos dispositivos com ajuda de carregamento reverso de smartphones e outros aparelhos.

O WLC vai além, colocando o padrão NFC como possível ponte de carregamento entre dispositivos. O objetivo está longe de ser um celular carregar outro, indo para gadgets como fones de ouvido completamente sem fios, aparelhos de internet das coisas e tudo isso receberá até um watt de energia.

Um watt é pouco, mas é o suficiente para que um smartphone recarregue um fone de ouvido, com um só cabo e que recarrega as duas baterias ao mesmo tempo – plugado no celular, claro. Um ponto interessante é que a implementação do WLC pode ser facilitado por conta da difusão de smartphones com NFC, que é bem grande e vai até para modelos intermediários ou mais simples.

O NFC Forum é patrocinado por empresas como Apple, Google, Sony e Qualcomm, com membros famosos como Samsung, LG, Xiaomi e Huawei. Gente o suficiente para que a novidade possa aparecer em diversos aparelhos em um futuro próximo. Para além de smartphones, existem outras fabricantes que utilizam NFC em seus aparelhos, como é o caso do controle do Wii U, do New Nintendo 3DS e do Nintendo Switch.

O WLC ainda está longe de aparecer em aparelhos deste ano. Como suas especificações foram divulgadas agora, os primeiros dispositivos compatíveis devem levar algum tempo para chegarem ao mercado.

Com informações: Engadget.

Leia | O que são tags NFC e para que elas servem?

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.