O que é carregamento reverso?

O carregamento reverso sem fio (reverse wireless charging) está disponível no Huawei Mate 20 Pro

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Mate 20 Pro / Tinh Khuong / Unsplash

O carregamento reverso é um recurso que torna possível usar um dispositivo para carregar o outro. Isso significa que você pode usar um smartphone para carregar outro smartphone, fone de ouvido, smartwatch ou qualquer dispositivo que precise de energia. A corrente fluirá do ponto de voltagem mais alto para o mais baixo, sempre.

Como funciona o carregamento reverso?

Se a tensão de alimentação for maior que a da bateria, flui direto para a bateria e a bateria do smartphone é carregada. Se a tensão de alimentação for menor que a da bateria, a corrente fluirá da bateria para o carregador e a bateria será descarregada (levando carga a outra ponta do fluxo, caracterizando o que seria a carga reversa).

Huawei

Os smartphones Mate 20 e Mate 20 Pro, da Huawei, por exemplo, destacam-se por incluir o carregamento reverso sem fio (wireless reverse charging). O carregamento sem fio está disponível em alguns dispositivos Android topo de linha que usam uma estação de carregamento para transferir energia para o receptor por indução eletromagnética.

O aparelho tem uma generosa bateria de 4.200 mAh com tecnologia de carregamento rápido SuperCharge (com fio), que pode chegar a 40 watts, indo de 0 a 70% em meia hora. É essa bateria que suporta carregamento por indução em duas vias, o que significa que você pode encher outra bateria compatível com o padrão Qi de indução.

O carregamento reverso sem fio e as baterias grandes ajudam a reduzir a necessidade de levar power banks (carregadores portáteis) para manter os acessórios carregados.

Carregador Qi - Samsung

No evento de lançamento, a Huawei mostrou um vídeo em que um iPhone XS, da Apple, com bateria de 2.658 mAh, era carregado por um Mate 20 Pro, da Huawei, com bateria de 4.200 mAh, usando o padrão Qi. O processo, no entanto, é eficaz, porém mais lento.

Isso é possível porque a partir do iPhone 8, os celulares da Apple contam com o recurso de carregamento sem fio integrado na traseira de vidro, que funciona com carregadores certificados para usar Qi. Criado pelo Wireless Power Consortium (WPC), o Qi é um padrão de carregamento universal e aberto e está presente em outros smartphones.

Para comparação, há vários carregadores certificados pelo padrão Qi disponíveis no mercado, incluindo as novas bases de carregamento da Mophie e da Belkin que carregam um iPhone com a versão mais recente do iOS em taxas de até 7,5 watts (baixas, se comparadas ao carregamento por fio). Por isso, a tecnologia ainda é lenta.

Quais celulares oferecem carregamento reverso sem fio?

Além dos Huawei, os aparelhos da Samsung como os Galaxy S10 e Galaxy  S10+ devem ser lançados com o recurso. Já o carregamento sem fio (que permite a você tirar uma casquinha da bateria dos seus colegas) está presente nos seguintes aparelhos: iPhone 8 e 8 Plus, iPhone X, iPhone XR, iPhone XS e XS Max; Galaxy Note 9, Galaxy S9, Galaxy S9+, Galaxy Note 8, Galaxy S8, Galaxy S8+; Google Pixel 3, Google Pixel 3 XL; Xiaomi Mi Mix 3; Sony Xperia XZ3, Sony Xperi XZ2; LG G7 ThinQ e alguns modelos Zenfone Max, da Asus.

power-reverse

Com informações: DignitedPocket-lint e Apple

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Huawei Mate 20 Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados