PayPal Brasil agora permite pagamento através de débito em conta corrente

Paulo Higa
• Atualizado há 8 meses

O PayPal anunciou hoje uma nova forma de pagamento para os brasileiros: agora, além de cartões de crédito, será possível fazer compras através do PayPal fornecendo apenas os dados da sua conta bancária. Quando uma transação é feita, o dinheiro é automaticamente debitado da conta corrente do usuário, através de um recurso chamado Boleto Digital.

O Boleto Digital está disponível inicialmente para clientes de quatro bancos: Citibank, HSBC, Itaú e Santander. Segundo o PayPal, a principal vantagem do novo recurso é a praticidade. “Geralmente, as plataformas de débito online direcionam o consumidor aos sites dos bancos, obrigando-o a autenticar-se a cada transação por meio de senhas, tokens e cartões de segurança”, diz Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina.

Quem já adicionou um cartão de crédito como forma de pagamento no PayPal não deve estranhar o processo. Para adicionar uma conta corrente, basta entrar na sua conta do PayPal, preencher um formulário com os dados bancários, aceitar os termos de uso e “autenticar” a conta corrente. Se você já havia adicionado uma conta bancária antes, é só clicar no link “Habilitar conta bancária para pagamentos”, na barra lateral da aba Minha conta.

paypal-conta-corrente

A autenticação da conta corrente serve para evitar que alguém forneça dados falsos. O PayPal diz que esse processo de autenticação varia de banco para banco. No Citibank, HSBC e Santander, o PayPal faz dois depósitos aleatórios na conta corrente do usuário, que devem ser confirmados no serviço. No Itaú, o cliente precisa autorizar o débito automático através dos canais de atendimento do banco (internet banking, caixa eletrônico ou telefone).

Os dados estão seguros. Eles dizem que as operações são “protegidas e monitoradas por uma equipe antifraude” e que as informações bancárias são armazenadas “de acordo com critérios internacionais de proteção e sigilo de dados”.

Leia | O que é e como funciona o DDA?

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.