Pix é usado pela Clicksign para autenticar assinatura eletrônica
Método promete simplificar autenticação digital de assinaturas por meio do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central
Método promete simplificar autenticação digital de assinaturas por meio do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, vem fazendo sucesso e se integrando cada vez mais à rotina dos brasileiros, com mais de 100 milhões de chaves geradas no país. Agora, a ferramenta tem mais uma utilidade: a Clicksign, startup de assinatura eletrônica, lançou um novo método de autenticação digital com base no Pix.
No ar desde a última segunda-feira (26), a novidade tem o objetivo de tornar mais simples e rápida a validação de documentos digitais, contando com o grau de confiança do Sistema Financeiro Nacional. Os clientes da Clicksign podem usar a autenticação por Pix como alternativa aos outros métodos: SMS, e-mail, WhatsApp e foto.
“O uso do Pix traz toda a confiabilidade da segurança bancária juntamente com a rapidez que as empresas precisam”, afirma Marcelo Kramer, CEO e fundador da Clicksign. A empresa realizou um estudo da aplicação junto ao BC, atestando a segurança do método para operações de empresas.
Para realizar a validação, o usuário deve entrar na plataforma da Clicksign, acessar o documento e escolher o método de Autenticação por Pix. Em seguida, basta enviar um Pix de R$ 0,01 – um QR Code será disponibilizado para essa transação, ou você poderá usar o Pix Copia e Cola.
É importante ressaltar que você deve fazer o Pix de uma conta associada ao seu CPF, já que isso será utilizado para validar a assinatura. Caso contrário, a autenticação não será confirmada.
Esse tipo de autenticação é apenas uma das aplicações possíveis da ferramenta. Segundo o presidente do Banco Central, o Pix tem potencial para virar identidade digital, estando conectado a “tudo da vida” dos brasileiros no futuro.
Com informações: Clicksign