PlayStation 4 alcança 110 milhões de unidades vendidas
Além de divulgar marca de 110 milhões de unidades do PlayStation 4, Sony promete lançar PlayStation 5 em 2020
Além de divulgar marca de 110 milhões de unidades do PlayStation 4, Sony promete lançar PlayStation 5 em 2020
Quando o PlayStation 4 (PS4) sair do mercado, o fará com honra e glória. Os resultados financeiros da Sony referentes ao primeiro trimestre de 2020 revelam que a linha ultrapassou a marca de 110 milhões de consoles vendidos. Esse número não deve aumentar muito nos próximos meses, no entanto. Isso porque o PlayStation 5 (PS5) deve ser lançado em 2020, como previsto.
Só nos três primeiros meses do ano, o PS4 (considerando todas as suas versões) registrou 1,5 milhão de unidades vendidas. É um número expressivo, mas bem abaixo dos 2,6 milhões de consoles comercializados no mesmo período de 2019. De todo modo, o último trimestre ajudou a linha a alcançar 110,4 milhões de unidades vendidas.
Esse declínio seria preocupante, mas em outras circunstâncias. A Sony sabe que, com a chegada iminente do PS5, as vendas do PS4 iriam cair gradativamente. Jogos como The Last of Us Part II (previsto para junho) e Ghosts of Tsushima (a ser lançado em julho) podem dar alguma sobrevida ao PlayStation 4 no mercado, mas não a ponto de alavancar consideravelmente as vendas da linha.
Isso significa que o PS4 não conseguirá bater o recorde do PlayStation 2, que chegou a 155 milhões de unidades vendidas. Mas, a essa altura, a Sony não se preocupa com isso: o foco, agora, está em preparar o caminho para o PS5.
A companhia sinaliza que o PlayStation 5 vai mesmo ser lançado em 2020. Embora admita que fatores como funcionários trabalhando em home office e restrições de viagens internacionais por conta da COVID-19 poderão afetar processos de testes e a qualificação das linhas de produção, por exemplo, a Sony dá a entender que, se houver atraso no lançamento do console, não será grande.
Ainda não há data certa para o anúncio oficial. Rumores recentes falavam sobre o lançamento do PS5 em outubro, mas a Sony já desmentiu essa informação. O mais provável é que o console seja lançado no final de 2020, a tempo para o Natal.
Com informações: Engadget.