Preço de internet banda larga aumenta 8,51% em agosto
Aumento da mensalidade de internet gera impacto no IPCA e é causado por reajustes das operadoras de banda larga
Aumento da mensalidade de internet gera impacto no IPCA e é causado por reajustes das operadoras de banda larga
O IBGE divulgou os dados atualizados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), que é um dos principais indicadores de inflação no Brasil. Para o mês de agosto, a taxa subiu 0,24% e um dos principais vilões é o acesso à internet banda larga, que cresceu 8,51% em relação a julho de 2020.
A alta ocorreu porque algumas operadoras reajustaram o valor cobrado na mensalidade da banda larga fixa. No geral, serviços de comunicação tiveram alta de 0,67% no período, atrás apenas do setor de transportes (+0,82%) e de alimentação/bebidas (+0,78%).
O aumento dos preços de banda larga gerou impacto de 0,05 ponto percentual no IPCA. Vários dos planos das grandes operadoras não sofreram alterações, mas é válido lembrar que os reajustes são aplicados para clientes da base, mesmo com pacotes antigos.
Durante a divulgação de resultados financeiros, a TIM revelou aumento nos preços dos clientes com banda larga TIM Live. As concorrentes Vivo, Claro e Oi também mantêm o costume de reajustar os valores de internet, TV por assinatura, telefonia fixa e móvel.
No Brasil, a Claro/NET lidera o número de acessos de banda larga, com 9,8 milhões de assinantes, seguida pela Vivo (6,6 milhões) e Oi (5 milhões). No entanto, somadas, as prestadoras de pequeno porte respondem por 33,6% do mercado com 11,5 milhões de clientes.
Com informações: Telesíntese.