Receita Federal cria chatbot no Telegram para serviços de CPF
Chatbot da Receita Federal no Telegram permite consultar situação cadastral ou regularizar CPF, por exemplo
Chatbot da Receita Federal no Telegram permite consultar situação cadastral ou regularizar CPF, por exemplo
O WhatsApp é, de longe, o serviço de mensagens instantâneas mais popular do Brasil. Mas o Telegram vem conquistando seu espaço aos poucos. Nesta semana, por exemplo, a Receita Federal estreou um chatbot na plataforma que fornece serviços online relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Para ter acesso à ferramenta, é necessário procurar por ReceitaFederalOficial (@ReceitaFederalOficialbot) no Telegram. Assim que a conversa é iniciada, o chatbot oferece duas opções de serviços:
Basta seguir as orientações passadas durante a interação com a ferramenta. O chatbot poderá enviar links para serviços no site da Receita Federal ou solicitar documentos, por exemplo. Tudo dependerá do tipo de serviço solicitado.
De acordo com o órgão, a ideia é permitir que o cidadão receba atendimento rápido e eficiente, mas sem necessidade de conversar diretamente com um funcionário da Receita Federal para isso.
“Essa medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da COVID-19”, explica o órgão em nota.