Reddit fecha grupo sobre Homem-Aranha por violação de direitos autorais

Subreddit focado em vazamentos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é banido do site após usuários postarem links para assistir ao filme inteiro gravado por celulares

Murilo Tunholi
Por
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Imagem: Divulgação/Sony)

A Sony está agindo para impedir o compartilhamento de spoilers sobre Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Devido a diversas queixas de violação de direitos autorais, o Reddit decidiu banir todo o subreddit /r/NoWayHomeLeaks do site. Segundo relatos de usuários, um indivíduo chegou a postar o filme inteiro no fórum logo no dia da pré-estreia, na última quarta-feira (15).

O /r/NoWayHomeLeaks começou a ter picos de atividade muito altos a partir de julho deste ano. Na época, usuários compartilhavam rumores e especulações sobre o enredo do filme e os possíveis personagens que iriam aparecer em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

A maioria dessas discussões incluía vídeos com supostos trechos vazados do longa-metragem, resultando nas denúncias de violação de direitos autorais. Apesar dos diversos tópicos deletados, o fórum continuou com sua alta popularidade, principalmente entre os fãs da Marvel.

O Reddit não tem muitos recursos disponíveis para lidar com notificações judiciais relacionadas aos subreddits. Até porque o controle sobre esses grupos é de responsabilidade dos seus criadores, e não do site. Por isso, quando um fórum começa a receber muitas queixas, o Reddit costuma enviar uma advertência primeiro e, em seguida, partir direito para o banimento, se o problema não for resolvido.

No caso do /r/NoWayHomeLeaks, o fórum já havia sido notificado algumas vezes pelo Reddit, mas não conseguiu impedir novas postagens com vídeos de spoilers. O Reddit perdeu a paciência e removeu logo o subreddit inteiro do site, sem deixar qualquer vestígio.

O filme inteiro havia vazado no subreddit

As últimas postagens traziam não só spoilers em texto, como também gravações das telas dos cinemas feitas com celulares. Um dos posts tinha um link que permitir assistir ao filme completo — registrado de forma amadora por uma câmera de baixa qualidade, é claro.

Por ser um dos longas-metragens mais aguardados do ano e ter custado mais de US$ 200 milhões para ser produzido, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já foi feito com o sucesso comercial em mente. Por isso, tanto a Sony quanto a Marvel não querem deixar que os spoilers se espalhem pela internet.

Com informações: Torrent Freak.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados