Roku pretende mostrar anúncios enquanto jogo está pausado

Empresa solicita patente a órgão dos Estados Unidos. Função dependeria de conexão HDMI com PlayStation ou Xbox, entre outros consoles.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 semanas
Ao lançar o televisor, empresa mira custo-benefício.
Roku fornece sistema para inúmeras marcas de TV (Imagem: Divulgação/AOC)

No futuro, pode ser que os jogadores de videogame não tenham paz nem enquanto os jogos estiverem pausados. A fabricante de eletrônicos Roku está tentando patentear um método para detectar que o game foi paralisado e exibir mensagens publicitárias na tela da TV.

Primeiro, é preciso entender que a Roku surgiu como uma fabricante de dongles smart para TVs, numa tentativa de concorrer com Google Chromecast e Apple TV, entre outros produtos similares. Ao menos nos Estados Unidos, a empresa também se estabeleceu como uma importante vendedora de smart TVs (que rodam o sistema desenvolvido pela Roku).

Este sistema seria capaz de perceber quando o jogador pausou o título no PlayStation, Xbox ou qualquer outro console que recorra ao HDMI para a entrega das imagens. A tela de pause seria substituída por outra da Roku desenvolvida para apresentar comerciais. Seriam anúncios similares aos que nos acostumamos a ver nos banners da internet.

A solicitação de patente nos conta que a TV seria capaz de analisar todas as imagens que chegam até ela para determinar a hora de interferir no sinal. De acordo com o portal VGC, ela cortaria a apresentação da tela de pause quando o jogador voltasse para o game.

Ainda não se sabe se o escritório de patentes dos Estados Unidos irá conceder o direito de explorar esta ideia. Além disso, a tecnologia precisaria estar pronta para ser adicionada aos produtos com sistema da Roku.

De toda forma, temos aqui uma tendência compartilhada entre as principais marcas de TV do planeta: a exibição de anúncios em interfaces e telas, numa tentativa de aumentar a rentabilidade. A Samsung e a LG já fazem isso em aparelhos comercializado no Brasil, por exemplo – e sem possibilidade de o consumidor retirar a exibição dos anúncios.

Mais Roku: descubra se o Roku Express vale a pena no vídeo abaixo

Receba mais sobre Roku na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados