Galaxy Book S com chip híbrido da Intel e bateria de 17h chega ao Brasil

Samsung Galaxy Book S é um notebook ultrafino com processador Intel Lakefield, tela de 13,3 polegadas e peso de apenas 950 g

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy Book S (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Book S (imagem: divulgação/Samsung)

Esta quinta-feira (25) foi a data escolhida pela Samsung para o anúncio do finíssimo Galaxy Book S para o mercado brasileiro. Não bastasse as dimensões reduzidas, o modelo chama atenção por ser o primeiro laptop a vir com o Core i5-L16G7 (Lakefield), chip híbrido da Intel.

A proposta do Galaxy Book S é deveras interessante: permitir que o usuário encontre em um notebook algumas características que são típicas de smartphones ou tablets, como tamanho compacto, sistema de resfriamento que dispensa ventoinhas e bateria com longa duração (ou algo perto disso).

Para alcançar esse objetivo, a Samsung lançou o Galaxy Book S em 2019 com base no processador Snapdragon 8cx, da Qualcomm. Alguns meses depois, a companhia anunciou uma versão do equipamento com chip Intel Core i5-L16G7.

Galaxy Book S tem corpo todo em metal (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Galaxy Book S tem corpo todo em metal (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como você já sabe, o Galaxy Book S com processador da Intel é que está sendo lançado no Brasil. A escolha desse chip não é aleatória. Ele é baseado na arquitetura Intel Lakefield, que traz uma tecnologia “híbrida”: um dos cinco núcleos do processador (Sunny Cove) responde por tarefas pesadas; os demais correspondem a núcleos Tremont de baixa potência para atividades mais simples.

Graças a essa abordagem, o i5-L16G7 não requer cooler ou um sistema complexo de resfriamento e, em tese, faz o Galaxy Book S consumir menos energia em relação a notebooks convencionais — aqui, a duração da bateria é estimada em até 17 horas.

O hardware do modelo conta também com 8 GB de memória LPDDR4x e 256 GB ou 512 GB de armazenamento que podem ser complementados com microSD de até 1 TB. A tela é um painel LCD de 13,3 polegadas sensível a toques e resolução full HD.

Galaxy Book S tem tela de 13,3 polegadas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Galaxy Book S tem tela de 13,3 polegadas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Compacto, leve e só com portas USB-C

O “finíssimo” no começo do texto não é exagero. O Galaxy Book S, quando fechado, tem apenas 11,8 mm de espessura. Além disso, ele é incrivelmente leve: o seu peso é de 950 g. Para você ter ideia, o atual MacBook Air, referência quando o assunto é notebook portátil, tem espessura de 16,1 mm e peso de 1,29 kg.

Mas essas características trazem um efeito colateral: o Galaxy Book S vem com apenas duas portas USB-C e uma conexão para fones de ouvido. Se você quiser conectá-lo a um monitor de vídeo ou cabo de rede, por exemplo, vai precisar de adaptadores.

Wi-Fi 6 e Bluetooth 5 complementam a conectividade.

Samsung Galaxy Book S (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Samsung Galaxy Book S (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Galaxy Book S: lançamento e preço no Brasil

Toda praticidade que um notebook como esse pode oferecer tem o seu preço: a Samsung está lançando o Galaxy Book S no Brasil por R$ 7.199 na versão com SSD de 256 GB (cor Mercury Gray) e R$ 7.499 para a opção com 512 GB (Earthy Gold). O equipamento começa a ser vendido a partir desta quinta-feira (25).

O Tecnoblog já está com uma unidade para testes. O review completo sai nos próximos dias.

Samsung Galaxy Book S — ficha técnica

  • Tela: TFT LCD, 13,3 polegadas, full HD, sensível a toques
  • Processador: Intel Core i5-L16G7 (Lakefield) com gráficos UHD
  • RAM: 8 GB de LPDDR4x
  • Armazenamento: 256 GB ou 512 GB expansíveis com microSD de até 1 TB
  • Bateria: 42 Wh (quatro células)
  • Conectividade: USB-C (2), Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, conexão para fones com microfone
  • Webcam: 1 megapixel
  • Sistema operacional: Windows 10 Home
  • Outros: leitor de impressões digitais, teclado com retroiluminação LED, quatro saídas de som AKG com Dolby Atmos
  • Dimensões: 305,2 x 203,2 x 6,2-11,8 mm
  • Peso: 950 g

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados