Samsung Message Guard protege você de golpes em formato de imagem

Novo recurso da Samsung age contra ameaças do tipo zero clique; ataque invade dispositivos sem precisar de ação da vítima

Felipe Freitas
Por
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung lança novo recurso de segurança (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung divulgou nesta sexta-feira (17) o recurso Samsung Message Guard, que protege os smartphones Galaxys contra ameaças do tipo zero clique. Este tipo de malware pode infectar um dispositivo apenas com o envio de uma imagem. A ferramenta da fabricante utiliza a plataforma do Samsung Knox, aplicativo de segurança usado nos celulares da marca.

No comunicado à imprensa, a Samsung afirmou que nunca houve sinal de um ataque zero-clique nos smartphones Galaxy. Mas claro, a empresa precisa desenvolver tecnologias de segurança e se precaver de possíveis ameaças aos seus produtos. Seja com atualizações de segurança ou com um recurso dedicado a ataques específicos.

Samsung Message Guard estreia na linha Galaxy S23

Os primeiros smartphones a receberem o Samsung Message Guard serão os integrantes da linha Galaxy S23. O recurso será compatível com o sistema operacional One UI 5.1, que também equipa a linha Galaxy S20, S21 e S22. A fabricante informou que a ferramenta será lançada para outros smartphones e tablets Samsung no decorrer do ano.

De acordo com a empresa, as ameaças do tipo zero clique são as mais recentes formas de ciberataques. Enquanto os malwares tradicionais exigem uma ação da vítima, como clicar em algum link ou instalar algum aplicativo suspeito, o zero clique explora alguma vulnerabilidade para infectar o dispositivo alvo.

Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23
Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23 serão os primeiros a receber o recurso (Imagem: Divulgação/Samsung)

Essas invasões sem qualquer participação da vítima podem ser enviadas através de imagens de aplicativos ou SMS. Nesse ataque, a foto esconde um código malicioso e o seu simples carregamento causa afeta o dispositivo. Assim, o smartphone ou tablet pode ser vigiado pelos cibercriminosos.

Os formatos de imagens compatíveis com a proteção do Samsung Message Guard são: PNG, JPG/JPEG, GIF, ICO, WEBP, BMP e WBMP. No momento, a ferramenta da Samsung funciona nos apps de mensagem da própria empresa e do Google. No futuro, ele terá suporte para outros aplicativos.

Samsung Message Guard faz quarentena do arquivo

A Samsung apresentou uma breve explicação do funcionamento do Samsung Message Guard. O aplicativo coloca o arquivo recebido em uma espécie de “quarentena virtual”. Ela fica isolada do resto do sistema do dispositivo.

Nessa quarentena, o Samsung Message Guard analisa todo o arquivo “bit por bit”, como explica a Samsung, para garantir que não existe um malware escondido na imagem. O recurso é ativado automaticamente e roda em segundo plano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados