Samsung Pay agora mostra cadastro para cartão de transporte, mas não se anime
Função começa a aparecer, mas não é possível cadastrar cartões de transporte; algumas cidades já aceitam cartões de crédito contactless em ônibus
Função começa a aparecer, mas não é possível cadastrar cartões de transporte; algumas cidades já aceitam cartões de crédito contactless em ônibus
Carteiras digitais em smartphones já são uma realidade e facilitam muito na hora de pagar. No entanto, no Brasil, elas estão limitadas a cartões de crédito — até agora, ao menos. O Samsung Pay começou a exibir uma opção para adicionar cartões de transporte.
O recurso passou a aparecer esta semana nos smartphones da Samsung. Por enquanto, não é possível cadastrar cartões, mas a opção aparecer pode indicar alguma movimentação nesse sentido.
Cartões de transporte na Austrália, na Coreia do Sul, em Singapura e na Rússia já são compatíveis com o Samsung Pay, entre outros países.
O Apple Pay também lista a opção — quando você vai adicionar um novo cartão na Carteira, ela pergunta se é de crédito ou de transporte. Mesmo assim, isso nunca teve utilidade no Brasil.
Já o Apple Pay aceita cartões de transporte em algumas cidades dos EUA, Canadá, China, Reino Unido, Japão e Austrália, para citar alguns exemplos.
O Google Pay também oferece a possibilidade de usar cartões de transporte nos EUA e em Singapura.
Até o momento, nenhum cartão de transporte brasileiro funciona com as carteiras digitais de Apple, Google e Samsung. Mesmo assim, é possível usá-las para pagar bilhetes e passagens em algumas cidades onde os coletivos aceitam cartões de crédito e débito.
É como se você estivesse passando o celular em uma maquininha qualquer e pagando com o cartão de crédito cadastrado, só que no ônibus.
Em São Paulo, alguns ônibus aceitam o pagamento com cartão de crédito por aproximação — até o momento, o recurso não está presente em grande parte dos veículos. Neles, dá para usar uma das carteiras digitais de Samsung, Apple e Google para pagar a passagem.
No entanto, essa forma de pagamento não oferece integração. Com o Bilhete Único, dá para embarcar em até quatro ônibus, no período de três horas, pagando só uma tarifa, ou pegar ônibus e metrô/trem pagando um valor reduzido.
Em Curitiba, é possível pagar a passagem de ônibus com cartão de crédito ou débito contactless — Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google também são aceitos. É possível pegar outros ônibus nos terminas e nas estações-tubo sem pagar outra passagem.
O Rio de Janeiro tem uma solução diferente. O sistema Riocard Mais oferece um aplicativo próprio, que transforma celulares Android com NFC em cartões digitais. Basta recarregar o app Cartão Digital + Valida Mais e usá-lo em trens, vans, ônibus, metrô e BRT.