Signal caiu: mensageiro alternativo ao WhatsApp fica fora do ar nesta sexta (15)
Signal não envia mensagens e demora para recebê-las; app cresceu após polêmica sobre privacidade do WhatsApp e Facebook
Signal não envia mensagens e demora para recebê-las; app cresceu após polêmica sobre privacidade do WhatsApp e Facebook
O Signal não funciona para diversas pessoas nesta sexta-feira (15): o app não envia mensagens e demora para recebê-las, tanto no PC como no celular, além de apresentar erro ao tentar fazer chamadas de voz e vídeo. A base de usuários cresceu bastante ao longo dos últimos dias, assim como no Telegram, graças a uma reação negativa aos novos termos de privacidade do WhatsApp.
“O Signal está com dificuldades técnicas; estamos trabalhando duro para restaurar o serviço o mais rápido possível”, afirma a página de status do serviço. “Adicionamos novos servidores e capacidade extra em um ritmo recorde todos os dias desta semana sem parar, mas hoje ultrapassou até mesmo nossas projeções mais otimistas”, explica a conta oficial do mensageiro no Twitter.
Na mesma mensagem, publicada às 16h39 (horário de Brasília), o Signal diz: “milhões e milhões de novos usuários estão enviando uma mensagem de que a privacidade é importante; agradecemos por sua paciência”.
Às 18h, tivemos uma nova atualização: “estamos progredindo para que o serviço volte ao ar; a privacidade é nossa maior prioridade, mas adicionar capacidade está em um segundo lugar próximo agora”. A falha só foi resolvida no sábado à noite, cerca de 30 horas após os primeiros relatos.
O volume de queixas disparou no DownDetector por volta das 12h na sexta-feira. “Tanto os apps para PC e celular caíram”, reclama um usuário. “O app para iOS parece estar normal, mas o cliente desktop só mostra um aviso de que não consegue se conectar ao servidor”, relata outro.
Há quem consiga se comunicar, mas com delay. “Estou recebendo mensagens, mas com atrasos gigantes, 7 a 9 minutos depois que o remetente envia”, explica outra usuária. “Chamadas de voz e vídeo ficam paradas no aviso ‘Conectando…’ “, relata um terceiro.
O Signal para Android e iPhone chegou ao primeiro lugar nas respectivas lojas de apps em diversos países, ultrapassando o WhatsApp. Na Google Play Store, ele passou de 50 milhões de downloads desde seu lançamento. Brian Acton, presidente executivo da Signal Foundation, afirma que a base de usuários do mensageiro “explodiu” neste início de ano.
O WhatsApp está exibindo um aviso de que sua política de privacidade vai mudar em fevereiro. Alguns veículos noticiaram que o app iria apagar a conta de quem não aceitasse compartilhar dados com o Facebook, algo que já era obrigatório desde 2016. A empresa tentou esclarecer a confusão, mas já era tarde: o caso levantou dúvidas e levou usuários para rivais como o Telegram – que já conta com 500 milhões de usuários.
Atualizado em 18/01