Siri não terá mais voz feminina por padrão nos EUA
iOS 14.5 exibirá um prompt para que usuários decidam se a Siri terá voz feminina ou masculina; duas novas vozes foram adicionadas
iOS 14.5 exibirá um prompt para que usuários decidam se a Siri terá voz feminina ou masculina; duas novas vozes foram adicionadas
A Apple não irá mais definir a voz da Siri como feminina por padrão nos Estados Unidos. A última versão beta lançada para o iOS 14.5 mostra que os usuários poderão definir qual será seu próprio padrão de voz para o software ao configurar o iPhone pela primeira vez. Além disso, a empresa está adicionando duas novas opções de voz para.
A ação é uma resposta às polêmicas de gênero levantadas nos últimos anos em relação às vozes usadas pelos assistentes virtuais – não somente da Apple, como do Google, Amazon, Microsoft, e por aí vai. Todas usam vozes femininas por padrão, o que remete a uma questão sexista, podendo insinuar que apenas mulheres ocupam o posto de auxiliar, de acordo com um relatório das Nações Unidas.
“Esta é uma continuação do compromisso de longa data da Apple com a diversidade e inclusão, e produtos e serviços que são projetados para refletir melhor a diversidade do mundo em que vivemos”, diz a Apple em comunicado.
Também visando a diversidade, os falantes de inglês ganham ainda duas novas vozes com variações no som e no padrão de fala. Ambas usam novos talentos recrutados pela Apple – após gravar os sons originais, a companhia os aplica em seu motor neural para tornar a voz do assistente mais natural, com transições suaves e melhor inflexão à medida que as frases são geradas em tempo real.
O iOS 14.5 beta 6 foi lançado nesta quarta-feira (31), para membros do programa de testes da Apple, e a versão estável é esperada para as próximas semanas.
Com informações: TechCrunch
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}