Sistemas do CNPq serão restabelecidos apenas na segunda-feira (2)

Plataforma Lattes e outros sistemas do CNPq estão fora do ar há quase uma semana; retorno deve acontecer nos próximos dias

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 8 meses
Prédio do CNPq (Imagem: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC)
Prédio do CNPq (Imagem: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC)

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) deu um prazo para o retorno de seus sistemas. A previsão é de que as plataformas da agência de fomento à pesquisa só voltem a funcionar na segunda-feira (2). A Plataforma Lattes, Carlos Chagas e outros serviços estão fora do ar desde o fim de semana.

O prazo foi anunciado nesta quinta-feira (29). “A perspectiva é de retorno do funcionamento na segunda-feira pela manhã, com o restabelecimento do acesso aos sistemas do CNPq”, informaram. A agência ainda ressaltou que garantiu a integridade dos dados do Lattes ao concluir a transferência do backup para o novo equipamento.

“Está em andamento a restauração do equipamento que apresentou problemas, para operacionalização das aplicações”, explicaram no novo informe. “Reforçamos que todos os prazos do CNPq, tais como submissão de chamadas e prestação de contas, serão prorrogados. As novas datas serão divulgadas assim que os sistemas se normalizarem”.

Site da Plataforma Lattes em 27 de julho de 2021 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Site da Plataforma Lattes em 27 de julho de 2021 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

CNPq: falha técnica causou indisponibilidade de sistemas

A agência deu mais explicações sobre a indisponibilidade nesta quarta-feira (28). Em um vídeo, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, disse que uma falha técnica no servidor causou a queda dos serviços. De acordo com o diretor de gestão e tecnologia da informação da instituição, Thales Marçal, a peça já estava em processo de troca.

“Já temos as opções de aquisição e, assim que identificarmos a possibilidade de troca desse dispositivo, o equipamento será restaurado e os acessos restabelecidos”, anunciou. “Devemos ter esse posicionamento de hoje [28 de julho] para amanhã”.

Vilela também assegurou que não houve perda de dados. Dessa vez ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ele afirmou que há backup das informações dos sistemas. “Com relação ao Lattes, já está recuperado”, disse. Vilela também garantiu que o pagamento de bolsas não seria afetado pelo problema.

CNPq (Imagem: Andréia Bohner / Flickr)

CNPq (Imagem: Andréia Bohner / Flickr)

Plataforma Lattes está fora do ar desde sábado (24)

As Plataformas Lattes, Carlos Chagas e outros sistemas do CNPq estão fora do ar há seis dias. No sábado (24), a agência de fomento à pesquisa confirmou a indisponibilidade de suas ferramentas em um comunicado publicado nas redes sociais. A instituição, no entanto, não informou a causa do incidente e a previsão de retorno na ocasião.

A queda dos serviços rendeu críticas nas redes sociais. Em resposta ao uma nota da instituição na segunda-feira (26), usuários do Twitter se queixaram da demora para a solução do problema. “Antecipei as coisas pra não dar nenhum erro, e aí acontece isso”, relatou uma pessoa no mesmo dia. “Preciso do meu currículo até sexta de manhã”.

A Plataforma Lattes continua fora do ar na manhã desta sexta-feira (30). Ao acessá-la pelo seu endereço (lattes.cnpq.br), os usuários são levados a um comunicado no site da agência de fomento à pesquisa sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados